Alonso não vence há tanto tempo na F1, que tudo isso já mudou de lá pra cá
O piloto Fernando Alonso totaliza 24 anos de carreira no mundo do automobilismo. Desde então, ele já venceu 32 corridas, subiu em 106 pódios e conquistou dois títulos da Fórmula 1. Embora o sucesso tenha sido notado nos últimos anos, já faz algum tempo que o espanhol não termina em primeiro lugar. De fato, faz exatamente 12 anos que ele não triunfa na F1.
A última vitória de Alonso ocorreu em 12 de maio de 2013, quando ele conquistou o GP da Espanha. Na época, ele estava correndo pela Ferrari e pulou do quinto para o primeiro lugar, garantindo o 32º triunfo de sua carreira na modalidade.
Nos 12 anos subsequentes, Alonso mudou de equipe, aposentou-se provisoriamente, voltou a Fórmula 1 e ainda teve uma nova troca de time. No entanto, a carreira dele não foi a única coisa que mudou nesse período, já que a categoria teve várias alterações.
Desde que Alonso não vence, houveram quatro campeões mundiais diferentes. As taças de 2012 e 2013 foram levantadas por Sebastian Vettel, da Red Bull. Depois disso, a F1 teve um domínio da Mercedes com Lewis Hamilton, em 2014 e 2015, além do companheiro Nico Rosberg, que levantou o caneco em 2016. Além disso, o britânico teve mais quatro triunfos.
Desde 2021, a Fórmula 1 lida com o domínio da Red Bull, que tem o destaque de Max Verstappen. O holandês conquistou quatro campeonatos consecutivos.
Alonso aponta dificuldades na F1
Uma das mudanças mais impactantes que a Fórmula 1 fez nos últimos 12 anos foi a alteração para motores turbo-híbridos, com o intuito de aumentar a sustentabilidade. Alonso teve um início difícil na revolução da categoria e desde então não voltou a vencer.
No momento, o espanhol defende a Aston Martin e já vem sendo envolvido em diversas especulações sobre a aposentadoria. Contudo, ele ainda deve permanecer para 2026.