Alpine confirma mudança e Jack Doohan está FORA na equipe
A Alpine confirmou um movimento inesperado que envolve a saída de Jack Doohan nesta terça-feira (1). O piloto não estará presente no primeiro treino livre para o GP do Japão de Fórmula 1 e dará sequência ao cumprimento da cota de vagas para pilotos novatos.
A vaga será assumida por Ryo Hirakawa, campeão mundial de Endurance da Toyota. Ele se juntou à Alpine como piloto reserva para a temporada, depois de ter feito a mesma função pela McLaren no ano passado.
Pensando na renovação da categoria, a FIA estendeu o regulamento de treinos livres para novatos. No ano passado, cada piloto teria que ceder seu carro uma vez no ano para que um jovem talento participasse do TL1. Em 2025, o número foi dobrado. Diante disso, cada equipe terá que alinhar novatos em quatro oportunidades ao longo do torneio.
A presença de Hirakawa neste final de semana já faz a Alpine cumprir duas de suas quatro obrigações, visto que a estreia de Doohan na Austrália conta como uma das cotas. Vale ressaltar que piloto novato são aqueles que disputaram no máximo dois GPs.
Hirakawa assume vaga de Jack Doohan na Alpine
Hirakawa já havia feito sua estreia com a McLaren no ano passado, quando atuou no GP de Abu Dhabi, substituindo Oscar Piastri em um MCL38. Em comunicado da Alpine, o piloto japonês se mostrou empolgado pela oportunidade de atuar no GP.
“Estou muito animado, mal posso esperar para pilotar o A525 no TL 1 neste fim de semana. [..] Estou olhando para trás, há 18 anos, para 2007, a primeira vez que fui assistir ao GP do Japão, era uma pista diferente, Fuji, mas era a F1 no Japão”, disse Hirakawa.