Após promoção de Tsunoda, chega notícia pra deixar o cabelo do torcedor da Red Bull em pé

A aguardada “troca” virou oficial: a passagem de Liam Lawson pela Red Bull durou apenas duas corridas. A partir do GP do Japão – e, teoricamente, até o fim da temporada, embora essa condição esteja longe de ser garantida – Yuki Tsunoda assumirá o segundo assento do carro de Milton Keynes. O japonês terá a árdua missão de apoiar Max Verstappen e, ao mesmo tempo, evitar ser completamente ofuscado pelo tricampeão.

Essa é mais uma reviravolta dentro da estrutura da Red Bull, que há anos opera com dinâmicas dignas de um reality show, onde pilotos são “eliminados” e remanejados com uma facilidade impressionante.

Estatística preocupante para qualquer torcedor

Desde 2019, Tsunoda se torna o quinto piloto a ocupar o segundo carro da equipe principal – sem contar a equipe satélite. Curiosamente, toda essa movimentação ocorreu apenas na vaga deixada por Daniel Ricciardo no final de 2018. Desde então, Verstappen teve como companheiros Pierre Gasly, Alex Albon, Sergio Pérez, Liam Lawson e agora Tsunoda.

Pilotos que ocuparam o segundo assento da Red Bull desde 2019:

PilotoGPs DisputadosVitóriasPódiosPontos ObtidosMédia de Pontos/Corrida
Pierre Gasly1200635,25
Alex Albon26021816,96
Sergio Pérez9052993210,36
Liam Lawson20000
Yuki Tsunoda

O efeito dominó após a saída de Ricciardo

Gasly, o primeiro escolhido para suceder Ricciardo, durou apenas 12 GPs antes de ser substituído. Albon veio na sequência e manteve o assento por uma temporada e meia, até dar lugar a Pérez. O mexicano, que foi o primeiro piloto da Red Bull desde Mark Webber a não ter passado pelo programa de jovens talentos da equipe, permaneceu por quatro temporadas. Apesar das críticas, ele desempenhou um papel fundamental no primeiro título de Verstappen e conseguiu terminar 2023 como vice-campeão.

Enquanto isso, de 2019 até o início de 2025, a equipe secundária da Red Bull (anteriormente Toro Rosso e AlphaTauri, agora Racing Bulls) viu um total de oito pilotos diferentes passarem por seus dois carros. Em um cenário onde as trocas no meio da temporada se tornaram raridade, Faenza se destacou ao utilizar pelo menos três pilotos diferentes em cada um dos últimos três campeonatos.

Diante desse histórico, não seria surpresa se a Red Bull já estivesse de olho em quem será o próximo a ocupar esse assento…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.