Após ser desclassificado na China, Lewis Hamilton perde posto na Fórmula 1
Lewis Hamilton perdeu posto na Fórmula 1. Trata-se de um recorde histórico da categoria no Grande Prêmio da China de 2025, após uma surpreendente desclassificação no Circuito Internacional de Xangai.
O heptacampeão mundial havia cruzado a linha de chegada em sexto lugar, adotando uma estratégia de duas paradas. No entanto, foi retirado dos resultados depois que o bloco de proteção de seu SF-25 foi considerado entre 0,4 mm e 0,5 mm abaixo do regulamento em verificações pós-corrida.
Essa é a terceira desclassificação da carreira do britânico de 40 anos na Fórmula 1. Ele já havia sido desclassificado do GP da Austrália de 2009 por fornecer informações enganosas aos comissários e do GP dos Estados Unidos de 2023 devido ao desgaste excessivo do skid-block de seu Mercedes W14.
O GP da China se tornou um verdadeiro pesadelo para a Ferrari, já que Charles Leclerc também foi desclassificado por ter um carro abaixo do peso mínimo regulamentar de 800 kg. Foi a primeira vez na história do campeonato mundial que ambos os carros da Scuderia foram desclassificados em um grande prêmio desde sua estreia na categoria em 1950.
Britânico perdeu posto de recordista absoluto
Além da perda de pontos, Hamilton também viu escapar a volta mais rápida que havia registrado na corrida — 1:35.069, sendo 0s385 mais rápido que Lando Norris. Esse tempo lhe garantiria um recorde absoluto: ele havia se tornado o primeiro piloto a registrar a volta mais rápida em 16 temporadas consecutivas, superando a marca de Michael Schumacher, que conseguiu esse feito por 15 anos seguidos.
Curiosamente, Hamilton começou essa sequência no GP da China de 2010, já que, em 2009, não havia conseguido nenhuma volta mais rápida. Esse foi o único ano de sua carreira em que não somou ao seu atual total de 67 voltas mais rápidas, ficando ainda a 10 do recorde histórico de Schumacher, que tem 77.
O GP da China de 2025 também entrou para a história por outro motivo. Com a desclassificação de Pierre Gasly, da Alpine, por irregularidades no peso do carro, foi a primeira vez desde o GP do Canadá de 2004 que pelo menos três pilotos foram desclassificados de uma mesma corrida.
Naquela ocasião, os pilotos da Williams e da Toyota foram punidos por dutos de freio ilegais. Já a última corrida a registrar exatamente três desclassificações foi o GP do Canadá de 1989, quando Stefan Johansson, Nigel Mansell e Alessandro Nannini receberam bandeiras pretas.