Após vacilos de Colapinto, Bottas já será chamado na Alpine? Confirmado

A posição de Franco Colapinto na Alpine parece garantida para a segunda metade da temporada 2025 da Fórmula 1, mesmo em meio a dificuldades. O piloto argentino ainda busca recuperar a confiança com o carro A525 e conquistar seus primeiros pontos na categoria.

Atualmente, Colapinto é o único piloto no grid ao lado de seu antecessor, Jack Doohan, que ainda não pontuou na temporada. Desde que assumiu o lugar do australiano no início do ano, o argentino disputou oito finais de semana de corrida, tendo como melhores resultados dois 13º lugares — em Mônaco e no Canadá.

Colapinto enfrenta pressão por desempenho e encara “sombra” de outro pilotos

Após sua estreia em 2024 com a Williams, substituindo Logan Sargeant, Colapinto ganhou nova chance na F1 quando a Alpine optou por trocá-lo por Doohan. A aposta, porém, ainda não se traduziu em resultados. Enquanto isso, Pierre Gasly, seu companheiro de equipe, marcou todos os 20 pontos da Alpine na temporada.

3
Créditos: Instagram / francolapinto

Rumores recentes apontavam que Colapinto poderia ser substituído, com Valtteri Bottas — atualmente piloto reserva da Mercedes — sendo cotado como um possível nome. O acidente de Colapinto durante um teste de pneus da Pirelli em Budapeste alimentou essas especulações, já que comprometeu a coleta de dados do teste.

A lógica por trás da possível troca seria contar com a experiência de Bottas para oferecer um comparativo mais claro ao desempenho de Gasly — algo que nem Doohan nem Colapinto conseguiram fornecer. Porém, até o momento está confirmado que o finlandês não será chamado pela equipe francesa.

Apesar dos rumores, fontes ouvidas pelo portal PlanetF1.com indicam que Colapinto deve permanecer no cargo pelo menos até o fim da temporada. A Alpine quer dar ao argentino todas as oportunidades para se desenvolver antes de tomar qualquer decisão para 2026.

Entretanto, caso o desempenho continue aquém, uma substituição nas últimas corridas do ano não está descartada. O favorito para uma possível entrada seria o estoniano Paul Aron, atual reserva da equipe e que tem ganhado quilometragem nos TL1 com a Sauber.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.