Após vacilos de Colapinto, Bottas já será chamado na Alpine? Confirmado
A posição de Franco Colapinto na Alpine parece garantida para a segunda metade da temporada 2025 da Fórmula 1, mesmo em meio a dificuldades. O piloto argentino ainda busca recuperar a confiança com o carro A525 e conquistar seus primeiros pontos na categoria.
Atualmente, Colapinto é o único piloto no grid ao lado de seu antecessor, Jack Doohan, que ainda não pontuou na temporada. Desde que assumiu o lugar do australiano no início do ano, o argentino disputou oito finais de semana de corrida, tendo como melhores resultados dois 13º lugares — em Mônaco e no Canadá.
Colapinto enfrenta pressão por desempenho e encara “sombra” de outro pilotos
Após sua estreia em 2024 com a Williams, substituindo Logan Sargeant, Colapinto ganhou nova chance na F1 quando a Alpine optou por trocá-lo por Doohan. A aposta, porém, ainda não se traduziu em resultados. Enquanto isso, Pierre Gasly, seu companheiro de equipe, marcou todos os 20 pontos da Alpine na temporada.

Rumores recentes apontavam que Colapinto poderia ser substituído, com Valtteri Bottas — atualmente piloto reserva da Mercedes — sendo cotado como um possível nome. O acidente de Colapinto durante um teste de pneus da Pirelli em Budapeste alimentou essas especulações, já que comprometeu a coleta de dados do teste.
A lógica por trás da possível troca seria contar com a experiência de Bottas para oferecer um comparativo mais claro ao desempenho de Gasly — algo que nem Doohan nem Colapinto conseguiram fornecer. Porém, até o momento está confirmado que o finlandês não será chamado pela equipe francesa.
Apesar dos rumores, fontes ouvidas pelo portal PlanetF1.com indicam que Colapinto deve permanecer no cargo pelo menos até o fim da temporada. A Alpine quer dar ao argentino todas as oportunidades para se desenvolver antes de tomar qualquer decisão para 2026.
Entretanto, caso o desempenho continue aquém, uma substituição nas últimas corridas do ano não está descartada. O favorito para uma possível entrada seria o estoniano Paul Aron, atual reserva da equipe e que tem ganhado quilometragem nos TL1 com a Sauber.