Aposentadoria de Lewis Hamilton na F1 ganha previsão

Se Lewis Hamilton não voltar revigorado após a pausa de verão da F1 2025, esta pode ser sua última temporada na categoria. Essa é a avaliação de Guenther Steiner, ex-chefe da Haas, que acredita que o heptacampeão mundial tem experiência e opções suficientes fora das pistas para não precisar continuar competindo se não estiver motivado. Para ele, o britânico “não correspondeu às expectativas” desde que chegou à Ferrari.

A primeira temporada de Hamilton vestindo o vermelho tem sido frustrante. Sem pódios e 42 pontos atrás de Charles Leclerc antes da pausa, o britânico viveu um ponto baixo no GP da Hungria. Enquanto Leclerc conquistou a primeira pole da temporada.

Hamilton largou apenas em 12º, descreveu sua performance como “inútil” e até sugeriu que a Ferrari “trocasse de piloto”. Terminou a corrida na mesma posição e encerrou o assunto com um seco “não tenho mais nada a dizer”. Em entrevista ao Web.de, Steiner apontou que o piloto perdeu confiança:

“Quando a ida dele para a Ferrari foi anunciada, havia euforia. Parecia um conto de fadas. Mas quando a realidade não corresponde às expectativas, a confiança se perde.”

Qual seria o real problema envolvendo o heptacampeão?

Hamilton completou 40 anos antes de estrear na Ferrari, mas Steiner reconhece que ele ainda está em excelente forma física e poderia competir em alto nível por mais alguns anos. O problema, segundo ele, é mental:

O histórico de Hamilton dispensa apresentações: maior vencedor da história da F1, recordista de poles e pódios, empatado com Schumacher em títulos. Mas se o piloto não voltar das férias com melhor estado mental e desempenho mais competitivo, Steiner vê uma aposentadoria no fim de 2025 como algo possível.

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Créditos: Instagram / lewishamilton

Fora da pista, Hamilton tem diversos interesses. Apesar de seu restaurante vegano ter encerrado atividades recentemente, ele é ativo no cinema, na moda e como coproprietário da marca de bebidas não alcoólicas Almave. Steiner acredita que, diferente de muitos pilotos que precisam da F1 como plataforma, Hamilton é uma marca própria e pode se desligar com mais facilidade.

Ainda assim, o britânico demonstra compromisso com o projeto Ferrari para 2026, apresentando propostas internas para melhorar o futuro da equipe. Mesmo assim, enfrenta dificuldades para se adaptar ao SF-25, e Steiner não vê espaço para justificativas:

O carro é bom. Um piloto de ponta precisa se adaptar ao que recebe. Não procuraria desculpas para Lewis.” Hamilton tem contrato de múltiplos anos com a Ferrari, válido até o fim de 2026 — mas, para Steiner, a continuidade dependerá de como ele reagirá à segunda metade da temporada.

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