Aposentadoria de Lewis Hamilton na F1 ganha previsão
Se Lewis Hamilton não voltar revigorado após a pausa de verão da F1 2025, esta pode ser sua última temporada na categoria. Essa é a avaliação de Guenther Steiner, ex-chefe da Haas, que acredita que o heptacampeão mundial tem experiência e opções suficientes fora das pistas para não precisar continuar competindo se não estiver motivado. Para ele, o britânico “não correspondeu às expectativas” desde que chegou à Ferrari.
A primeira temporada de Hamilton vestindo o vermelho tem sido frustrante. Sem pódios e 42 pontos atrás de Charles Leclerc antes da pausa, o britânico viveu um ponto baixo no GP da Hungria. Enquanto Leclerc conquistou a primeira pole da temporada.
Hamilton largou apenas em 12º, descreveu sua performance como “inútil” e até sugeriu que a Ferrari “trocasse de piloto”. Terminou a corrida na mesma posição e encerrou o assunto com um seco “não tenho mais nada a dizer”. Em entrevista ao Web.de, Steiner apontou que o piloto perdeu confiança:
“Quando a ida dele para a Ferrari foi anunciada, havia euforia. Parecia um conto de fadas. Mas quando a realidade não corresponde às expectativas, a confiança se perde.”
Qual seria o real problema envolvendo o heptacampeão?
Hamilton completou 40 anos antes de estrear na Ferrari, mas Steiner reconhece que ele ainda está em excelente forma física e poderia competir em alto nível por mais alguns anos. O problema, segundo ele, é mental:
O histórico de Hamilton dispensa apresentações: maior vencedor da história da F1, recordista de poles e pódios, empatado com Schumacher em títulos. Mas se o piloto não voltar das férias com melhor estado mental e desempenho mais competitivo, Steiner vê uma aposentadoria no fim de 2025 como algo possível.

Fora da pista, Hamilton tem diversos interesses. Apesar de seu restaurante vegano ter encerrado atividades recentemente, ele é ativo no cinema, na moda e como coproprietário da marca de bebidas não alcoólicas Almave. Steiner acredita que, diferente de muitos pilotos que precisam da F1 como plataforma, Hamilton é uma marca própria e pode se desligar com mais facilidade.
Ainda assim, o britânico demonstra compromisso com o projeto Ferrari para 2026, apresentando propostas internas para melhorar o futuro da equipe. Mesmo assim, enfrenta dificuldades para se adaptar ao SF-25, e Steiner não vê espaço para justificativas:
“O carro é bom. Um piloto de ponta precisa se adaptar ao que recebe. Não procuraria desculpas para Lewis.” Hamilton tem contrato de múltiplos anos com a Ferrari, válido até o fim de 2026 — mas, para Steiner, a continuidade dependerá de como ele reagirá à segunda metade da temporada.