Aston Martin se manifesta e acaba com grande segredo do momento na F1
A Aston Martin apresentou um desempenho surpreendente no GP da Hungria de Fórmula 1. Fernando Alonso, que havia enfrentado dificuldades na Bélgica, terminou em quinto lugar. Lance Stroll, por sua vez, garantiu a sétima colocação.
O resultado coloca a Aston Martin em sexto lugar no Campeonato de Construtores, marcando uma virada significativa antes das férias da categoria. O segredo para o desempenho foi atribuído a mudanças no carro da equipe, que está na reta final de modificações em 2025.
De acordo com o ex-estrategista da Aston Martin e atual comentarista, Bernie Collins, a atualização no novo aerofólio dianteiro foi crucial. “O que se discute nos bastidores é que a equipe está usando um novo aerofólio dianteiro com o assoalho antigo”, afirma.
Ele acredita que o novo item está permitindo um fluxo de ar mais eficiente, ajudando a melhorar o desempenho de outras partes do carro, como a asa traseira. No entanto, ainda é cedo para tratar sobre o sucesso do carro na Fórmula 1.
Isso porque Collins ressalta que ainda é necessário testar o carro em outros locais com diferentes níveis de downforce para confirmar se a melhoria é consistente. “Ver um único componente funcionando corretamente, como o aerofólio dianteiro, pode mudar drasticamente a performance de todo o carro”, disse Collins, ao destacar a evolução do VF-25.
Aston Martin vibra com Fernando Alonso
O piloto Fernando Alonso demonstra alívio com o bom desempenho da Aston Martin na última corrida. “Foi uma surpresa, sem dúvida. A boa notícia é que fomos competitivos e rápidos, mas o preocupante é que não sabemos o motivo exato disso”, salientou o espanhol.
O desempenho recente pode ser uma virada de chave para a Aston Martin na atual temporada. A equipe enxerga a oportunidade como um aprendizado e ainda vai realizar uma investigação profunda para entender o salto de performance.