Atenção: FIA cancela punição aplicada para piloto no GP do Bahrein
A FIA cancelou uma punição de grid aplicada ao piloto da Williams, Carlos Sainz, por não cumprir uma punição durante o Grande Prêmio do Bahrein. O espanhol recebeu uma penalidade de 10 segundos e dois pontos em sua superlicença por causar uma colisão com a Mercedes de Kimi Antonelli.
Sainz entrou nos boxes para cumprir a penalidade e garantiu que a sanção não seria convertida em uma queda no grid durante o Grande Prêmio da Arábia Saudita. No entanto, inicialmente os comissários emitiram um documento para afirmar que o espanhol não havia cumprido a punição.
As evidências em vídeo, contudo, rapidamente desmentiram isso e a penalidade no grid foi cancelada. No entanto, os dois pontos de penalidade pela colisão com Antonelli permanecem no registro de Sainz, totalizando três no período de 12 meses.
“Os comissários revisaram dados de sistema, vídeo e evidências de imagens dentro do carro. Na entrada da curva 10, o carro #55 travou as rodas dianteiras e sofreu um subesterço em direção ao carro #12, errando o ponto de viragem e forçando o carro #12 a ir fora da pista. Como resultado, o carro #12 perdeu duas posições”, diz o documento da FIA, já após a punição ser retirada.
Sainz não foi o único notificado pela FIA no Bahrein
Liam Lawson, por outro lado, não teve tanta sorte, já que recebeu 15 segundos de penalidade por causar duas colisões e ficou com três pontos de penalidade, totalizando cinco no período de 12 meses.
Jack Dohaan, por sua vez, recebeu uma penalidade de cinco segundos por exceder os limites da pista para a Alpine, enquanto a Stake, com Nico Hulkenberg, foi desclassificada por desgaste nas pranchas – o quarto DSQ da temporada em apenas quatro corridas.