Barrichello banca o profeta com previsão animadora para o futuro da Fórmula 1
Bicampeão mundial na era dourada da Ferrari, entre 2000 e 2004, quando a equipe italiana conquistou consecutivamente os títulos de Construtores e Pilotos com Michael Schumacher, Rubens Barrichello segue sendo o último brasileiro a vencer uma corrida de Fórmula 1.
O triunfo mais recente do país na categoria aconteceu em Monza, em 2009, quando Rubinho subiu ao topo do pódio pela 11ª e última vez em sua carreira, igualando Felipe Massa em número de vitórias.
Embora os maiores recordes do automobilismo brasileiro pertençam ao lendário Ayrton Senna, Barrichello conseguiu se consolidar no fim de sua trajetória na F1, mesmo dividindo espaço com compatriotas como Massa. Porém, a ausência de vitórias brasileiras já dura mais de 15 anos — algo que, segundo o ex-piloto, pode estar prestes a mudar.

Novos talentos: de Bortoleto a Câmara
Em entrevista ao Pit Lane Chronicle, Barrichello destacou o talento dos jovens brasileiros. Entre eles, Gabriel Bortoleto, campeão consecutivo da Fórmula 3 e da Fórmula 2, hoje piloto da Sauber. O veterano mostrou confiança no compatriota, reforçando até a opinião de Bernie Ecclestone, que já havia sugerido o nome de Bortoleto como possível substituto de Lewis Hamilton na Ferrari.
“Ele tem um grande potencial. Está indo muito bem, sabe aproveitar as oportunidades e não tem pressa. É lindo de ver. Claro que é estranho pensar que fui o último brasileiro a vencer na F1. Já faz muito tempo”, disse o ex-Ferrari.
Outro nome lembrado foi o de Rafael Câmara, campeão matemático da Fórmula 3 na última etapa da temporada e integrante da Academia de Pilotos da Ferrari.
“Ele também é muito bom, e espero que chegue logo à Fórmula 1. Sou fã dele, é um excelente piloto”, afirmou.