Carlos Sainz ganha apoio para ser o novo presidente da FIA
O ex-piloto Juan Pablo Montoya decidiu apoiar Carlos Sainz para enfrentar Mohammed Ben Sulayem na disputa pela presidência da FIA neste ano. Vale ressaltar que o citado não é o ex-piloto da Red Bull, mas sim o pai que carrega a mesma nomenclatura.
O bicampeão do Campeonato Mundial de Rally, Sainz, revelou na semana passada que está interessado em fazer uma campanha para assumir a presidência da FIA. A próxima eleição deve ocorrer em dezembro e Ben Sulayem buscará seu segundo mandato.
Os primeiros quatro anos do atual presidente foram marcados por diversas polêmicas, incluindo a alta quantidade de saídas nos bastidores. Outra especulação sugere que o emiradense pretende fazer mudanças radicais na FIA, incluindo o aumento de poder dos dirigentes.
Montoya apoia Carlos Sainz para assumir o cargo na entidade que rege as regras do automobilismo. “Gosto muito de Carlos Sainz Sr., me dou muito bem com ele. Acho que se ele concorrer à presidência da FIA, seria uma boa mudança para a F1, se necessário. No momento, quando as pessoas olham para o que está errado com o esporte, elas culpam Mohammed Ben Sulayem”, disse ao Spin Genie.
Carlos Sainz ganha força na FIA
Um ponto levantado sobre a possível presidência de Sainz é o fato de que seu filho é piloto na Fórmula 1. O homem de 63 anos nega que possa haver conflito de interesses, afirmando que está afastado do envolvimento na carreira do filho.
Montoya concorda que a questão não é um problema. “Será que Sainz Sr. entraria se a escolha fosse baseada em votos? Não sei. Normalmente, os presidentes da FIA duram muito mais, mas de todas as opções para substituir Ben Sulayem, Sainz Sr. é uma ótima opção“.