Classificação revelada da Fórmula 1 coloca Max Verstappen na liderança
O automobilista Max Verstappen ocupa uma curiosa liderança em ranking da Fórmula 1. Apesar de estar atrás dos pilotos da McLaren na tabela de classificação do mundial de pilotos, o holandês consegue estar em primeiro no quesito de penalidades da F1.
Liderado por Max Verstappen, o sistema de pontos da Fórmula 1 existe para manter o comportamento do piloto sob controle (da mesma forma que automobilistas comuns nas estradas). Os atletas tem uma Super Licença da FIA com 12 pontos em um período de 12 meses.
Os pontos de penalidade são emitidos por transgressões do motorista, com o valor variando dependendo da gravidade do incidente. Depois de um ano desde cada infração específica, os pontos são apagados. Desta forma, os automobilistas precisam tomar cuidado para não ultrapassar os 12 pontos no período, sendo punidos com a proibição de uma corrida.
Atualmente, quem está mais próximo dos 12 pontos é Max Verstappen, da Red Bull, com oito pontos. O atual campeão mundial só verá parte dos pontos sendo retirados no final de junho de 2025, então terá que dirigir com cuidado até o período determinado.
Max Verstappen recebe penalidade na Fórmula 1
Confira todos os pontos de penalidade de Max Verstappen:
- Dois pontos: expiram em 30 de junho de 2025. Eles foram concedidos por causar uma colisão com Lando Norris no Grande Prêmio da Áustria de 2024.
- Dois pontos: expiram em 27 de outubro de 2025. Eles foram concedidos por forçar Lando Norris a sair da pista durante o Grande Prêmio da Cidade do México de 2024.
- Um ponto: Expira em 1º de novembro de 2025. Este ponto foi concedido por estar abaixo do tempo delta mínimo do VSC durante o Grande Prêmio do Brasil de Sprint de 2024.
- Um ponto: Expira em 1º de dezembro de 2025. Este ponto foi concedido por dirigir desnecessariamente devagar em uma volta de resfriamento durante a qualificação para o Grande Prêmio do Catar de 2024.
- Dois pontos: expiram em 8 de dezembro de 2025. Eles foram concedidos por causar uma colisão com Oscar Piastri durante o Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2024.