Confirmado hoje (19/5): Irregularidades são encontradas e famosa equipe é punida
O ganhador das duas últimas edições das 500 Milhas de Indianápolis, Josef Newgarden, e o seu companheiro de equipe Will Power, sofreram uma punição na Indycar. De acordo com os responsáveis, a definição ocorre após os dois carros apresentarem irregularidades técnicas antes da segunda rodada da classificação, ainda neste fim de semana.
Por conta da punição, Josef Newgarden e Will Power vão largar nas últimas posições na prova deste ano, marcada para o próximo domingo (25). Os carros dos pilotos da Penske eram cotados como os favoritos para conquistar a vitória em Indianápolis.
Antes da definição do top-12, os carros dos dois pilotos apresentaram uma irregularidade no atenuador traseiro nos dois veículos. A peça não pode ser alterada – com power chegando a ser aprovado na vistoria, mas o mesmo não ocorreu com Newgarden.
Nesta segunda (19), a Indycar optou por desclassificar os dois pilotos do qualificatório. Desta forma, Newgarden partirá da 32ª posição, enquanto Power vai começar a corrida em 33º. Scott McLaughlin, que também defende a Penske, manteve a 10ª colocação.
Equipe sofre punição pela IndyCar
Confira a nota publicada pela IndyCar:
”A integridade das 500 Milhas de Indianápolis é primordial, e essa violação da regra contra a modificação dessa peça e seu uso ‘como fornecido’ é clara. A penalidade deve ser maior do que começar onde os carros poderiam ter se classificado, se tivessem a oportunidade. Os carros devem estar na pista como dois dos 33 mais rápidos, mas largar do fim do grid é a penalidade apropriada neste caso”, disse o presidente da IndyCar, J. Douglas Boles.
A largada das 500 Milhas de Indianápolis está prevista para acontecer no próximo domingo, às 13h45 – mesmo dia em que ocorre o GP de Mônaco na Fórmula 1.