Confirmado: Max Verstappen perdeu pontos na tabela da Fórmula 1
O tetracampeão mundial Max Verstappen está próximo de receber uma proibição de uma corrida após somar pontos de penalidade na licença da FIA. No entanto, nos últimos dias, o holandês foi notificado com a informação de que perderia pontos na carteira.
Atualmente, o piloto totaliza nove pontos – sendo que o limite é 12 em 12 meses. A pena prevista para os automobilistas que atingirem a marca é a proibição de uma corrida. Kevin Magnussen se tornou o primeiro homem a ser banido pelo sistema introduzido em 2014.
Verstappen disputou o GP da Grã-Bretanha com nove pontos de penalidade, mesmo após ter somado 11 pontos após sua colisão com George Russell na Espanha. Isso porque, ao final de junho, ele perdeu dois pontos, mas ainda assim está próximo de ser punido.
Max continua sendo o automobilista com a maior quantidade de pontos na carteira da FIA e precisa se precaver para que não seja banido no período estipulado. Vale ressaltar que ele só terá parte da pontuação sendo expirada ao final de outubro de 2025.
Max Verstappen lida com pontos na Fórmula 1
Confira todos os pontos de penalidade de Max Verstappen:
- Dois pontos – expiram em 27 de outubro de 2025. Por forçar Lando Norris a sair da pista durante o GP da Cidade do México de 2024.
- Um ponto – expira em 1º de novembro de 2025. Por estar abaixo do delta mínimo do VSC no sprint do GP de São Paulo.
- Um ponto – expira em 1º de dezembro de 2025. Por dirigir desnecessariamente devagar na volta de resfriamento de qualificação no GP do Catar.
- Dois pontos – expiram em 8 de dezembro de 2025. Por causar uma colisão com Oscar Piastri no GP de Abu Dhabi de 2024.
- Três pontos – expiram em 1º de junho de 2026. Por causar uma colisão com George Russell no GP da Espanha de 2025.