Dando adeus a F1, circuito da Holanda pode seguir no automobilismo
Para aqueles que esperavam o fim da Holanda no automobilismo com a saída da F1, uma reviravolta surgiu. A Fórmula E está em conversas com o circuito de Zandvoort para a realização de uma possível corrida no futuro, utilizando a atual sede do Grande Prêmio da Fórmula 1.
O contrato de Zandvoort com a F1 vai até 2026, e o CEO da Fórmula E, Jeff Dodds, confirmou ao portal RacingNews365 que já existem negociações em andamento para a realização de uma etapa da categoria elétrica com os novos carros Gen4.
A Fórmula E já divulgou um calendário recorde para a próxima temporada, que terá início em São Paulo, em dezembro. Será a 12ª temporada da categoria, a última antes da estreia dos carros Gen4, que já alcançaram 337 km/h em testes privados. Com a chegada dos novos monopostos de 800 cv na Temporada 13, são esperadas mudanças no calendário.
Interesse do país na categoria já está confirmado
Ainda não há definição sobre a inclusão de Zandvoort já em 2027, mas Dodds demonstrou grande interesse em levar um E-Prix ao tradicional circuito à beira-mar. Representantes do local foram vistos no paddock da Fórmula E durante o E-Prix de Berlim, há duas semanas. A categoria nunca correu na Holanda, apesar de uma tentativa frustrada em Eindhoven em 2021.
Em entrevista ao RacingNews365, Dodds comentou:
“Sim, se observarmos nossa lista de possíveis locais, acho que o ano que vem será a última corrida da F1 em Zandvoort. Olhando para o traçado, apesar de ser um circuito litorâneo, é bastante amplo. Com algumas adaptações, acredito que poderia funcionar muito bem para a Fórmula E.”
Ele também destacou o forte engajamento local:
“Ironicamente, embora o público seja muito ligado ao Max [Verstappen], eles são apaixonados por automobilismo. Nyck de Vries também representa esse sentimento. Morei e trabalhei naquela região da Holanda, e acho que Amsterdã e seus arredores seriam muito interessantes para nós.”
Dodds concluiu revelando:
“Na verdade, as pessoas que administram e são donas do circuito estiveram em Berlim conversando com a gente sobre como tudo funciona e o potencial do local.”