Ex-campeão se manifesta sobre suspensão de Verstappen na Fórmula 1
Max Verstappen foi alertado de que seu “ponto fraco” na Fórmula 1 pode acabar resultando em uma suspensão de corrida. Após se envolver em um incidente com George Russell no Grande Prêmio da Espanha, o tricampeão mundial recebeu três pontos de penalidade dos comissários, chegando a um total de 11 — a apenas um ponto da suspensão automática de uma prova, que ocorre ao atingir 12.
Desde então, Verstappen correu sob essa ameaça nos GPs do Canadá e da Áustria, mas evitou novas punições. Dois desses pontos expiraram logo após seu abandono na primeira volta na Áustria, deixando-o atualmente com nove pontos ativos. No entanto, ele continuará vulnerável até o GP da Cidade do México, em outubro.
Em 2024, o holandês já demonstrou que, sob pressão, pode perder a calma. No ano passado, por exemplo, ele recebeu uma punição de 20 segundos no GP do México por forçar Lando Norris a sair da pista duas vezes em sequência. Para Jacques Villeneuve, campeão mundial de 1997, esse comportamento impulsivo pode ser a chave para uma futura suspensão.
Com chance real de suspensão, Verstappen pode mudar?
“Todo mundo tem um ponto fraco, um gatilho emocional”, disse Villeneuve no podcast Red Flags. “Às vezes, Max vê o ‘sinal vermelho’ e acaba sendo agressivo demais, o que pode custar caro. Nas corridas de hoje, isso significa pontos na superlicença.”
Villeneuve acredita que a possibilidade de suspensão pode afetar o estilo de pilotagem de Verstappen:
“Agora ele está a três pontos de uma suspensão. Existe, sim, uma chance real de isso acontecer, e pode forçá-lo a mudar sua abordagem nas pistas.”
Por fim, o canadense ainda apontou que George Russell parece entender esse lado emocional do rival:
“Russell conhece esse ponto sensível. Mas ele não está jogando o mesmo jogo que Verstappen.”
Com o restante da temporada pela frente e os riscos ainda em aberto, Verstappen terá que equilibrar sua agressividade com inteligência estratégica — ou pode acabar assistindo a uma corrida do lado de fora do cockpit.