F1: chega do exterior notícia preocupante para os fãs da Mercedes pensando em 2026
A temporada 2025 da Fórmula 1 ainda nem chegou ao fim, mas já começam as apostas pensando em 2026. Afinal de contas, vem aí um novo regulamento e com isso apostas e previsões não faltam sobre quem pode ser a equipe dominante na categoria máxima do automobilismo mundial. Falando em times, uma notícia vinda do exterior, certamente liga o sinal de alerta entre os fãs da Mercedes.
Jacques Villeneuve, campeão mundial de Fórmula 1 em 1997, demonstrou ceticismo quanto aos rumores de que a Mercedes terá uma grande vantagem com os novos motores que estreiam em 2026. As próximas regras técnicas da categoria trarão mudanças significativas, como maior eletrificação das unidades de potência, design simplificado e a adoção de combustíveis sustentáveis.

História não deve se repetir na Fórmula 1, de acordo com a opinião do campeão
Villeneuve lembrou que, na última grande mudança de regulamento, a Mercedes saiu na frente e demorou mais de quatro anos para ser alcançada pelos rivais. No entanto, ele acredita que a história não deve se repetir. Para o canadense, os demais fabricantes de motores estão hoje muito mais preparados e não serão surpreendidos como no passado.
Na ocasião, a Mercedes havia iniciado o desenvolvimento do motor híbrido anos antes de Ferrari e Red Bull, que enfrentaram problemas de projeto e falta de investimento. Agora, com a experiência adquirida, Villeneuve não vê motivo para que a equipe de Brackley repita a mesma vantagem.
“Esses rumores de que o motor da Mercedes será o melhor se baseiam no que ocorreu no início da era híbrida, quando eles tinham cinco anos de vantagem sobre os outros”, afirmou. “Hoje, todos os fabricantes entendem bem esse tipo de unidade de potência e já possuem uma base sólida. Por que a Mercedes conseguiria dar outro salto tão grande?”, questionou.
Apesar de reconhecer que a Mercedes pode apresentar um motor competitivo, Villeneuve ressalta que tudo ainda é especulação, já que não há informações concretas sobre o que cada fabricante desenvolve em seus projetos. Ele acredita que a disputa será acirrada e que nenhuma montadora deve ser subestimada na corrida pelo melhor motor de 2026.