F1: Ferrari dá um basta e promove retorno inesperado para vencer novamente
A Ferrari surpreendeu e promoveu um inesperado retorno ao levar para Monza uma configuração de asa traseira e de viga inspirada no pacote de 2024, em busca de dar a Charles Leclerc e Lewis Hamilton maiores chances de pódio no Grande Prêmio da Itália.
A equipe tenta se recuperar diante de sua torcida após o duro revés no GP da Holanda, em Zandvoort, quando sofreu o primeiro abandono duplo da temporada 2025, resultado da batida entre seus dois pilotos na mesma curva.
Mesmo sem vitórias em 2025, a Scuderia ocupa a vice-liderança do Mundial de Construtores, 12 pontos à frente da Mercedes, restando nove etapas para o fim do campeonato. No ano passado, Leclerc quebrou o jejum ferrarista em Monza ao triunfar sobre Oscar Piastri e Lando Norris, garantindo a primeira vitória da equipe no circuito desde 2019.

Componentes trazidos pela equipe de Maranello
Para este fim de semana, a Ferrari recorreu a componentes já usados em pistas de baixa pressão aerodinâmica em 2024. As asas superior e de viga foram reaproveitadas, enquanto a asa dianteira recebeu um flap de corda mais curta para se adequar às exigências específicas de Monza. Solução semelhante já havia sido adotada no GP de Mônaco, quando Leclerc terminou em segundo.
A McLaren também chegou a Monza com um pacote de cinco novidades, sendo quatro delas específicas para o circuito – alterações na asa dianteira, traseira e de viga. A única modificação ligada ao desempenho está nas carenagens da suspensão dianteira, reprojetadas para otimizar o fluxo de ar em combinação com a configuração de baixo arrasto.
A Mercedes, por sua vez, introduziu mudanças mais discretas, incluindo ajustes na ponta da asa traseira, revisões na proteção do assoalho e na asa dianteira.
Já a Red Bull apresentou quatro atualizações de desempenho: novos flaps dianteiros mais curtos, revisões no assoalho, modificações na geometria das cercas e no perfil da asa lateral, todos visando extrair mais carga localizada.
Entre as demais equipes, a Aston Martin adicionou uma nova opção de flap à asa traseira, com menor agressividade, voltada especificamente para Monza. A Haas optou por encurtar levemente a corda da asa dianteira, em busca do equilíbrio aerodinâmico ideal.
A Racing Bulls trouxe um pacote mais robusto, com quatro mudanças: duas ligadas ao desempenho – envolvendo o formato do assoalho e da asa lateral, além de uma seção revisada da carenagem traseira (“garrafa de Coca-Cola”) – e duas específicas para o circuito, incluindo ajustes no perfil da asa traseira superior e nos espelhos retrovisores para melhorar a eficiência aerodinâmica.
A Williams também promoveu dois ajustes: um na asa traseira para reduzir o arrasto e outro na aba superior, pensado especificamente para Monza. A equipe destacou ainda que o acabamento aplicado à asa dianteira pode ser usado independentemente do pacote traseiro. Alpine e Sauber, por fim, não levaram atualizações para o GP da Itália.