Famoso nome da Fórmula 1 será responsável pelo veículo do novo Papa
O papa Leão XIV já está ciente sobre o ‘papamóvel’ que vai usar pelos próximos anos. O modelo, que anteriormente era usado pelo papa Francisco, será cedido por uma marca que faz parte da Fórmula 1: a Mercedes, que tem parceria firmada no Vaticano.
O novo papamóvel usa o Mercedes-Benz G 580 with EQ Technology como base. Ele é um Classe G elétrico. O veículo, que custa 142 mil euros (R$ 896 mil na conversão) na Alemanha, é personalizado à mão por equipes da Mercedes-Benz na Alemanha e Itália.
O jipe recebeu diversos acessórios, como assento central com ajuste de altura, coberta para dias de chuva e até uma porta traseira para facilitar o acesso de Sua Santidade. Isso porque, na ocasião da entrega, o papa Francisco usava cadeira de rodas.
De acordo com a Mercedes, o maior desafio foi desenvolver um veículo que mantesse a tradição do papamóvel. A pintura, por exemplo, recebeu um acabamento para adicionar tons de elegância, sem que o design ficasse extravagante.
Equipe da Fórmula 1 contribui em chegada de elétricos
O papamóvel pode rodar 473 km sem emitir poluentes. O conjunto de motores elétricos desenvolve 587 cv de potência e 118 kgfm de torque. O modelo chega a 100 km/h em 4,8 segundos. Vale ressaltar, contudo, que o modelo não vai ser usado para atingir altas velocidades.
A frota do Vaticano não é totalmente elétrica, mas uma transição já está começando e deve ser completada em 2030. Além do novo Mercedes-Benz Classe G, a cidade-estado conta com unidades do Volkswagen ID.3 para atividades oficiais. No entanto, alguns carros operacionais mais antigos, com motores, ainda são utilizados.