Felipe Massa foi confirmado como grande campeão da F1 em 2007
O piloto Felipe Massa ficou próximo de conquistar o título do Campeonato Mundial de Pilotos em 2009, mas foi derrotado por Lewis Hamilton na última curva. Por outro lado, ele já foi confirmado como campeão da Fórmula 1 na temporada de 2007.
Na época, a McLaren liderava a competição, mas foi penalizada por espionagem. Apesar de Massa não ter conquistado o título de pilotos, que foi para seu companheiro Kimi Raikkonen, a vitória no Campeonato de Construtores é um feito importante em sua carreira.
Em entrevista na época, Felipe disse que o título da Ferrari não foi desvalorizado pela exclusão da McLaren. O time britânico liderava o campeonato com 23 pontos de vantagem – antes de a FIA puni-la por envolvimento com o caso de espionagem.
A Ferrari garantiu o título com a vantagem e a situação foi comemorada por Felipe Massa: “Se nós conquistamos o campeonato porque um outro time não jogou de acordo com as regras, então podemos dizer que pelo menos seguimos o regulamento e conquistamos o título”.
Felipe Massa elogia McLaren no paddock
Felipe Massa ainda parabenizou a McLaren por não ter apelado junto à FIA após a punição. A equipe britânica reconhece o erro cometido e permitiu que a Ferrari pudesse conquistar o título no Campeonato de Construtores.
“Pessoalmente sinto que eles perceberam que não seria uma boa ideia apelar. Geralmente, em qualquer esporte, se você fez algo errado tem que pagar a punição. Eu acho que a decisão deles de não apelar reforçou o fato de que fizeram algo errado”, disse Massa.
“Se você me perguntar se é uma punição justa, se foi suficiente, então é difícil de responder, mas pelo menos eles estão pagando por seus erros”, completou o piloto.