Fernando Alonso bate o martelo sobre aposentadoria na Fórmula 1
O piloto Fernando Alonso revelou que já pensa em detalhes sobre a sua aposentadoria na Fórmula 1. Ele destaca que não planeja correr até os 50 anos, mas admite que ainda não tem certeza sobre quando se afastará do campeonato de forma oficial.
O automobilista de 43 anos é o piloto mais velho do grid atual da Fórmula 1. O contrato com a Aston Martin vai até o final da temporada de 2026, quando ele terá 45 anos. No entanto, ainda não é possível saber se haverá uma renovação com a equipe de Silverstone.
Fernando Alonso não cogita a possibilidade por enquanto e mantém cautela sobre a manutenção do contrato. A atual situação de Max Verstappen, inclusive, tem consequências sobre a atual situação contratual do piloto espanhol.
O automobilista da Red Bull está com o futuro cada vez mais incerto e, por conta disso, a Aston Martin entrou na mira para efetuar a contratação do holandês. Como consequência, isso tem implicações para que Alonso ou Lance Stroll sejam deixados de lado.
No entanto, como Lance Stroll é filho do dono da equipe (Lawrence Stroll), o senso comum sugere que o piloto espanhol seria o escolhido para abrir caminho caso Verstappen seja contratado. Apesar disso, Alonso segue focado até o fim do contrato com a Aston Martin.
Fernando Alonso abre o jogo sobre sua aposentadoria
Alonso explicou detalhes sobre a sua aposentadoria: “Não aos 50, mas não sei [quando vai se aposentar]. É por isso que também mantivemos essa possibilidade em aberto. Eu queria correr este ano com certeza e no ano que vem com certeza por causa da mudança nos regulamentos — e eu queria vivenciar as regras de 2026 e a chegada da Honda à equipe”.
Alonso indica que, caso continue na Fórmula 1, optará por uma série de contratos de um ano. Isso daria flexibilidade para que a Aston Martin possa se movimentar no mercado. “Mas depois de 2026, não sei. Vou analisar temporada por temporada. Vou ver como me sinto, quão motivado estou”, explicou o bicampeão mundial.