Ferrari venceu duas vezes a corrida mais bizarra na história da Fórmula 1
Ao longo dos 75 anos de história da Fórmula 1, a categoria contabilizou várias corridas incomuns. No entanto, o formato mais estranho de todos talvez tenha sido percebido no Grande Prêmio da Alemanha de 1959, que foi vencido duas vezes pela Ferrari.
Em 1959, a norma estabelecida para as corridas era conter uma duração mínima de duas horas ou 300 km. Uma única corrida do início ao fim, com o primeiro piloto sendo o vencedor. No entanto, na Alemanha, introduziram um formato diferente.
O evento daquele ano foi realizado no circuito AVUS, em Berlim Ocidental. Ele utilizava uma rodovia e percorria cerca de 10 km, tornando-se a corrida mais rápida do planeta. O circuito, contudo, era muito monótono e continha perigos associados às curvas inclinadas.
Na corrida, o grid era composto por três carros da Ferrari, com Tony Brooks, Dan Gurney e Phil Hill. Aos poucos, a partir do início da corrida, os pilotos da escuderia italiana foram se afastando dos demais e garantiram uma vantagem considerável no circuito.
Desta forma, a Ferrari garantiu uma dobradinha liderada por Brooks, à frente de Gurney e Phil, ao final da primeira etapa da corrida. Com um intervalo entre a primeira e a segunda baterias, os demais pilotos do grid tiveram tempo para se recompor.
Ferrari garante segunda vitória na Fórmula 1
Na segunda bateria da corrida, a Ferrari manteve a superioridade e abriu meio minuto à frente do quarto colocado. Eles seguiram ditando a ordem de chegada com Brooks, Phil Hill e Gurney. A bandeirada foi idêntica à da primeira bateria.
Os resultados gerais foram confirmados a partir da segunda bateria, com Brooks liderando duas vezes, garantindo dois triunfos consecutivos em uma mesma corrida na Fórmula 1. A vitória do piloto o fez entrar pra história da principal categoria do automobilismo.
No ano seguinte, o GP da Alemanha retornou a Nurburgring como uma corrida fora do campeonato, antes de retornar ao mundial em 1961. O formato de duas baterias também foi relegado, embora resultados semelhantes com o da Ferrari já tenham aparecido.