FIA faz anúncio que poucos esperavam com Verstappen escapando de punições
A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) tomou a decisão de recuar em algumas normas que haviam sido impostas para evitar o uso de palavrões na Fórmula 1. As medidas foram introduzidas cinco meses atrás, após a aplicação de punições a pilotos como Max Verstappen.
A principal mudança gerada na decisão da FIA envolve o Apêndice B do Código Internacional Esportivo, atualizado em janeiro de 2025. Ele se trata da diferenciação do uso de palavrões nos chamados ambientes “controlados” e “fora de controle”.
Os ambientes controlados se referem a entrevistas e coletivas de imprensa, enquanto o segundo faz referência à diálogos pelo rádio de equipe em sessões, corridas e classificações. A FIA reforça que vai considerar circunstâncias que suavizem o uso de palavras de baixo calão. Por outro lado, a entidade reforça que comentários discriminatórios continuam não sendo tolerados.
O presidente da entidade, Mohammed ben Sulayem, chegou a publicar uma nota em suas redes sociais para demonstrar que estava conversando com alguns pilotos. Após os diálogos, o emiradense passou a refletir sobre possíveis mudanças nas regras.
“Como ex-piloto de rali, conheço em primeira mão a gama de emoções que são enfrentadas durante a competição. Os aperfeiçoamentos que a FIA anunciou hoje para o Apêndice B garantirão que continuemos a promover o melhor do espírito esportivo no esporte a motor”, afirma o dirigente.
FIA facilita vida de Verstappen com nova regra
O piloto Max Verstappen era um dos que demonstrava maior incomodo com a regra que coibia uso de palavras de baixo calão. Inclusive, ele já havia sido punido pela FIA. Agora, ele escapou de futuras punições e estará livre para se manifestar no rádio da Red Bull.
Max chegou a ser punido com o cumprimento de serviço comunitário por ter xingado na coletiva do GP de Singapura. Ainda em 2024, em novembro, a a Associação de Pilotos de Grande Prêmio (GPDA) da F1 emitiu uma nota criticando as cobranças do presidente da entidade quanto à postura dos pilotos.