FIA faz parceria e novo campeonato do automobilismo é confirmado
A FIA, órgão regulador de várias categorias no automobilismo, fez um anúncio que chamou a atenção dos fãs nesta quinta-feira (31). Isso porque a entidade divulgou a criação da nova Fórmula Regional Europeia, que começará a ser disputada em 2026.
O campeonato surge como alternativa para substituir a atual FRECA, que é gerenciada pela FIA e também pela Alpine – desde 2021. Entre as novidades, um novo carro será introduzido. O Gen2 terá uma nova especificação de pneus da Pirelli, além de inovações em termos técnicos.
A transição de FRECA para FREC será um reinicio do pacote técnico e esportivo das categorias menores no automobilismo. A alteração foi comemorada pelo presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, em declaração divulgada na tarde desta quinta-feira.
“Este projeto criará um ambiente mais forte e com mais apoio para jovens pilotos. Com o total apoio das regiões da FIA e uma visão clara de progressão, estamos dando um passo importante para preparar a pirâmide de monopostos júnior para o futuro. Garantir acessibilidade, credibilidade internacional e eficiência de custos é o cerne desta iniciativa”, afirma o dirigente.
A Fórmula Regional Europeia foi idealizada em 2019, quando a FIA concedeu o direito de organizar um campeonato regional de Fórmula 3. A oferta vencedora foi a da Renault Sport. Após apenas duas edições, o campeonato realizou uma fusão com a Renault Eurocup, virando a Fórmula Regional European Championship by Alpine, também conhecida como FRECA.
FIA confirma mudança em torneio relevante na F1
De imediato, o campeonato FRECA se tornou uma referência na escada de categorias de base da FIA, formando pilotos como Kimi Antonelli, Gabriel Bortoleto, Franco Colapinto e Isack Hadjar. Todos os citados fazem parte do atual grid da Fórmula 1 2025.