FIA pode fazer mudança na Fórmula 1 para os carros terem mais velocidade
A FIA está avaliando a possibilidade de aumentar o limite de velocidade na Fórmula 1. A entidade entende que o pit lane pode ter trechos mais intensificados em determinados grandes prêmios, em uma tentativa de melhorar as corridas da categoria.
No início da temporada, houveram preocupações sobre a qualidade das ações na pista, com quatro das cinco primeiras rodadas vencidas na pole position. Houve o entendimento de que o atual ano poderia ser reduzido a um “campeonato classificatório”.
A preocupação fez o CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, fazer contatos com Mario Isola, diretor de automobilismo da Pirelli, no Grande Prêmio da Arábia Saudita. Isso porque a fabricante de pneus da categoria poderia introduzir compostos mais macios e agressivos para as corridas ao final da temporada, a fim de aumentar a frequência dos pit stops.
A solução também poderia contar com o uso de pneus mais espaçados na linha Pirelli para as corridas. No entanto, de acordo com relatórios do The Times e The Race, também pode haver mudanças no limite de velocidade do pit lane, algo que tornaria múltiplos pit stops mais atraentes para as equipes, mudando a dinâmica estratégica das corridas.
FIA prevê aumento de velocidade na Fórmula 1
A FIA estaria conduzindo uma análise da situação em relação à possível mudança. A entidade que regulamenta o automobilismo teria consultado as equipes da Fórmula 1 sobre a ideia. O problema atual é que muitas corridas do calendário tem apenas uma parada, limitando as opções táticas e produzindo percursos chatos em circuitos difíceis de ultrapassar.
Para evitar o problema, o Grande Prêmio de Monte Carlo terá duas paradas obrigatórias pela primeira vez neste ano. Além disso, algumas cidades como Austrália, Singapura e Mônaco, que tem limite de velocidade no pit lane reduzido de 80 km/h para 60 km/h – devido aos estreitamento das pistas – poderão ter um aumento da norma no calendário.