FIA prepara carta na manga para impedir império “modo Mercedes” na F1
A Fórmula 1 vai contar com novos regulamentos do chassi e da unidade de potência em 2026. Os diretores técnicos do paddock consideram que essa é a maior reforma dos últimos 50 anos. Preocupada com a alteração, a FIA criou um novo sistema de concessões que deve evitar o domínio de uma fabricante como o da Mercedes em 2014.
A entidade reguladora acredita que a mudança do regulamento pode abrir caminho para o domínio a longo prazo de um único fabricante. As lembranças remontam a 2014, quando o motor da equipe Mercedes se mostrou superior ao resto do grid. Na época, a fabricante se sobressaiu de forma considerável e conquistou todos os títulos mundiais até 2020.
A FIA está confiante de que a história não vai se repetir na nova era da Fórmula 1, que começa na temporada de 2026. “Não acho que teremos uma situação em que um único fabricante tenha uma vantagem tão grande como foi o caso em 2014”, disse o diretor de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, em entrevista ao Motorsport.
O diretor acredita que o novo motor é menos complexo. “Os motores ainda não são tão simples quanto gostaríamos. Gostaríamos de ter ido mais longe, mas tivemos muita resistência contra uma maior simplificação dos regulamentos”, disse.
FIA trabalha para evitar ascensão de ‘nova Mercedes’
Tombazis ainda afirma que a FIA encontrou alternativas para simplificar o regulamento de motores nesta temporada. Há algumas coisas com limites rígidos e, portanto, ele acredita que as lacunas não serão tão grandes quanto as que foram geradas em 2014.
Na época de domínio da Mercedes, o MGU-H provou ser um grande diferencial de desempenho. Por esse motivo, ele desaparecerá na temporada de 2026. A mudança deve proporcionar um grid mais nivelado e, ao mesmo tempo, reduzirá os custos de desenvolvimento.