FIA tomou decisão e proibiu carro da F1 com 100% de vitórias

A Fórmula 1 está passando por constantes transformações desde o início de sua história. Uma solução encontrada pela maior categoria do automobilismo mundial, entretanto, chama a atenção em virtude do encerramento de um modelo vitorioso.

Trata-se do Brabham BT46B, também conhecido como carro dos fãs. Embora possa parecer estranha, a solução surgiu da necessidade, já que o motor Alfa Romeo boxer de 12 cilindros, que impulsionava o carro, o impulsionava com túneis de “efeito solo” sob a carroceria que levou a Lotus a se tornar a força dominante em 1978.

O Lotus 79, ou Black Beauty como era chamado na época, estava muito acima dos demais concorrentes. O carro havia sido produzido apenas em virtude do desenvolvimento que havia sido feito em seu antecessor, que não obteve bons resultados.

Isso manteve grande parte do trabalho de desenvolvimento da Lotus fora do radar dos rivais, significando que eles não tinham realmente percebido o potencial do Lotus 78. Quando o modelo de 79 chegou, eles estavam muito atrasados e desistiram de recuperar o atraso.

Enquanto isso, na Brabham, eles estavam buscando dar um salto à frente, já que o BT46 surgiu com uma configuração revolucionária na troca do calor. Ao invés de conter radiadores convencionais de água e óleo, o modelo continha algumas vantagens.

FIA proibiu carro vitorioso na Fórmula 1

O BT46B, comandado por Niki Lauda, ultrapassou Mario Andretti em seu Lotus 79 para conquistar vitórias. A engenhosidade poderia ter quebrado as regras da época, mas durou pouco tempo. A Ecclestone decidiu retirar o carro de eventos futuros para não desestabilizar o FOCA.

É por conta disso que o carro de fãs da BT46B tem um status mítico na Fórmula 1, já que até hoje continua sendo o único carro da categoria com 100% de aproveitamento.

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