FIA tomou decisão inesperada e tabela de pontos foi alterada da Fórmula 1

Os comissários da FIA anularam a punição aplicada em Carlos Sainz durante o GP da Holanda, em Zandvoort, após choque com Liam Lawson. O espanhol teve os dois pontos retirados de sua carteira de habilitação, mas a punição de 10 segundos, que já havia cumprido durante a corrida, foi mantida. Portanto, a ordem de chegada no circuito permanece inalterada.

O anúncio da FIA foi realizado após uma videoconferência realizada na última semana. O encontro envolveu representantes da Williams, Racing Bulls e outras equipes – incluindo a McLaren. Os comissários consideraram que o incidente foi um acontecimento de corrida causado pela perda momentânea de controle do carro por Liam Lawson.

Para que o julgamento fosse favorável, a Williams demonstrou novas evidências significativas (imagens de vídeo gravadas no carro de Lawson que não haviam sido divulgadas publicamente. A inocência de Carlos Sainz, portanto, foi determinada oficialmente. Vale ressaltar que a medida dos comissários acabaram atrapalhando a corrida do piloto na Holanda.

A revisão da penalidade ocorre após o uso do recurso Direito de Revisão que a Williams havia apresentado em 4 de setembro. Carlos Sainz, desde a resposta imediata da equipe, havia reclamado muito de uma decisão que parecia justa. Em seguida, após a nova avaliação dos comissários, foi percebida a inocência do espanhol.

Sainz sofre na FIA, mas comemora estadia na Fórmula 1

Em entrevista ao Motorsport, Carlos Sainz afirma que está feliz no projeto com a Williams. O piloto pretende contribuir para que a equipe volte ao caminho das glórias na Fórmula 1. Entretanto, o caminho ainda parece longo.

“Nada me faria mais feliz na vida do que entrar em um projeto tão jovem quanto o da Williams e chegar ao topo com eles. Acho que essa é a melhor história que um atleta pode construir: formar uma família e vencer com essa família”, afirma o piloto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.