Filho de Michael Schumacher é cotado para substituir comentarista da F1

Mick Schumacher pode deixar a Alpine no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) para substituir o comentarista da Sky F1, Jenson Button, na equipe Jota apoiada pela Cadillac. A mudança também pode abrir caminho para que o alemão assuma o papel de piloto reserva da na mesma equipe pela F1, na temporada de Fórmula 1 de 2026.

Desde que perdeu sua vaga na Haas ao final de 2022, Schumacher, de 26 anos, tem lutado para retornar ao grid da F1. Entre 2023 e 2024, atuou como piloto reserva da Mercedes antes de voltar às corridas pelo WEC com a Alpine na temporada passada. Após deixar a Mercedes no fim de 2024, dedicou-se integralmente às atividades da Alpine em 2025.

Neste ano, Schumacher conquistou dois pódios, guiando o hipercarro A424 ao terceiro lugar em Ímola e Spa. Ele também reforçou sua equipe de gestão com a inclusão do piloto alemão Dirk Müller.

Campeão da Fórmula 1 em 2009 deve deixar equipe

Segundo o portal PlanetF1.com, Jenson Button deve deixar a Jota ao final desta temporada, abrindo vaga ao lado de Earl Bamber, vencedor das 24 Horas de Le Mans de 2015, e Sébastien Bourdais, ex-piloto da Toro Rosso. Com dois filhos pequenos e uma agenda apertada — incluindo trabalhos como comentarista da Sky F1 e embaixador da Williams — Button optou por se afastar.

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Créditos: Instagram / jensonbutton

O veterano de 44 anos, que fez sua última corrida na F1 no GP de Mônaco de 2017, foi apontado como o elo mais fraco da dupla da Jota, apresentando desempenho dois a três décimos mais lento que Bamber e Bourdais. Embora planeje correr em outras categorias em 2026, não pretende disputar uma temporada completa.

A saída de Button abriu uma oportunidade para Schumacher, apontado como principal candidato à vaga na Jota. O foco da equipe em marketing favorece o alemão frente a Jack Aitken, ex-piloto da Williams, cujos compromissos na IMSA podem limitar sua disponibilidade. Além disso, a presença de Schumacher, filho do heptacampeão Michael Schumacher, pode atrair patrocinadores.

Sem perspectivas de futuro na Alpine sob Flavio Briatore, Schumacher vê na Jota uma chance de se posicionar como piloto reserva da Cadillac F1, que estreia na Fórmula 1 em 2026. Segundo o PlanetF1.com, Sergio Perez já acertou sua contratação pela equipe americana, enquanto a identidade de seu companheiro de equipe ainda não foi definida. Entre os candidatos estão Valtteri Bottas, atual reserva da Mercedes, Felipe Drugovich, e os pilotos de F2 Alex Dunne e Jak Crawford.

A mudança para a Jota faria de Schumacher uma escolha natural para o papel de piloto reserva da Cadillac F1, mantendo suas chances de retorno à F1. Graeme Lowdon, chefe da equipe, confirmou em junho que já conversou com o alemão sobre um possível papel na equipe para 2026.

Schumacher, que não esconde seu desejo de voltar à F1, disputou 43 GPs pela Haas entre 2021 e 2022, somando 12 pontos na carreira. Seus únicos resultados pontuáveis foram em julho de 2022: oitavo lugar na Grã-Bretanha e sexto na Áustria, com uma semana de intervalo entre as corridas.

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