Fórmula 1 2026: notícia vinda do simulador causa insatisfação
Lance Stroll expressou sua insatisfação com as mudanças radicais que a Fórmula 1 implementará a partir de 2026. O novo regulamento técnico — que trará modificações profundas no chassi, nas unidades de potência e na aerodinâmica — já causa desconforto entre alguns pilotos, especialmente após os primeiros testes em simuladores.
A partir da nova temporada, os motores da F1 terão uma divisão equilibrada de 50% entre energia elétrica e combustão interna, além do uso obrigatório de combustíveis totalmente sustentáveis. A ideia é seguir a meta de neutralidade de carbono até 2030.
No aspecto aerodinâmico, os carros contarão com dispositivos móveis com dois modos: modo X, para baixa força descendente em retas, e modo Z, que aumenta o downforce nas curvas. Essas soluções visam melhorar a eficiência energética e facilitar ultrapassagens, substituindo parcialmente o atual sistema DRS.
Mas, segundo Stroll, o resultado até agora decepciona: “Testei no simulador e, sinceramente, achei meio triste. A Fórmula 1 está indo para um caminho muito focado em energia elétrica. Tivemos que comprometer o downforce só para manter a bateria carregada. Isso tira a essência da pilotagem”, declarou o canadense.
Outro assunto também foi motivo de críticas
A crítica de Stroll também se refere ao peso dos carros. Enquanto os monopostos de 2025 terão 800 kg (já contando o piloto, mas sem combustível), os de 2026 pesarão 768 kg — ainda bem acima dos 505 kg dos anos 90, reflexo direto das exigências dos sistemas híbridos atuais.
Apesar das críticas, Stroll reconhece que tudo dependerá da capacidade técnica das equipes: “Quem conseguir se adaptar melhor, vai adorar as novas regras. Se estivermos vencendo, não vou reclamar. Mas, pessoalmente, não gosto do caminho que a categoria está seguindo.”
Em meio à reformulação, a Aston Martin — equipe de Stroll — se tornará a parceira oficial da Honda a partir de 2026, após o fim da colaboração dos japoneses com a Red Bull. A equipe também contará com o talento de Adrian Newey, que já está envolvido no projeto do carro da próxima geração, em uma fábrica totalmente modernizada em Silverstone.