Gabriel Bortoleto fecha ciclo pilotando pela equipe Sauber
Para quem esperava um completo sofrimento da Sauber na Fórmula 1, assim como foi na última temporada se enganou. A equipe vem somando pontos preciosos no campeonato e já sonha com posições melhores que o pelotão do fundo. Além do trabalho de time, isso também se deve a sua dupla de pilotos: Nico Hulkenberg e o brasileiro Gabriel Bortoleto, que encerrou um ciclo .
A Sauber voltou a viver um momento positivo na Fórmula 1 ao pontuar pela quinta corrida consecutiva, feito alcançado no último fim de semana durante o GP da Bélgica. Com Gabriel Bortoleto cruzando a linha de chegada em nono, a equipe de Hinwil adicionou mais dois pontos ao campeonato.
Assim, com a pontuação do brasileiro, a equipe encerrou um jejum que durava desde 2022 — ano em que havia emplacado sua última sequência de cinco top-10 seguidos na categoria.

Na ocasião, quem liderava a boa fase era Valtteri Bottas, em sua primeira temporada pela equipe. O finlandês marcou pontos nas etapas da Austrália (8º), Emília-Romanha (5º), Miami (7º), Espanha (6º) e Mônaco (9º).
Sequência positiva da equipe na atual temporada da Fórmula 1
Mais de três anos depois, a Sauber repetiu o feito. A atual sequência teve início no GP da Espanha, com o quinto lugar de Nico Hülkenberg. No Canadá, o alemão terminou em oitavo, e na Áustria, a equipe celebrou pontos duplos: Bortoleto em oitavo e Hülkenberg em nono.
Em Silverstone, veio o momento mais marcante: Hülkenberg encerrou a maior seca de pódios da história da F1 com um surpreendente terceiro lugar. Já na Bélgica, Bortoleto manteve o bom ritmo e garantiu o nono posto.
Ao longo dessas cinco provas, a Sauber acumulou 37 pontos, saltando para a sexta posição no Mundial de Construtores. Para efeito de comparação, nas oito primeiras corridas da temporada, a equipe havia somado apenas seis pontos — todos conquistados na etapa inaugural, na Austrália, com Hülkenberg em sétimo.