Gabriel Bortoleto não brinca em serviço e consegue grande “vitória” na Fórmula 1
Apesar das diferenças entre o formato de uma sessão de classificação Sprint e o modelo tradicional que define o grid de largada para o domingo, a Sauber tem sido a equipe que mais tem evidenciado o talento do estreante Gabriel Bortoleto.
O brasileiro conseguiu uma grande vitória na China ao superar novamente seu companheiro de equipe, Nico Hülkenberg. Mesmo com a vasta experiência do alemão na Fórmula 1, ele ainda não conseguiu se impor sobre Bortoleto nas classificações em Melbourne e no Sprint de Xangai, onde o atual campeão da Fórmula 2 terminou em 14º, enquanto o ex-piloto da Haas ficou apenas em 19º.
Para um estreante como Bortoleto, superar o companheiro de time, principalmente sendo um nome de bastante bagagem, é fundamental para o andamento da carreira na principal categoria do automobilismo mundial.
Um início promissor na Fórmula 1
Esse resultado serve como um impulso para Bortoleto antes da corrida Sprint, especialmente considerando que ele nunca havia competido no circuito de Xangai.
“Foi um começo encorajador para o fim de semana e uma sessão de classificação Sprint sólida”, afirmou. “A SQ1 foi positiva e dei tudo de mim na SQ2, mas reduzir a diferença de seis décimos para a SQ3 sempre seria um grande desafio. Ainda assim, estou satisfeito com o resultado que conquistamos. As condições de vento complicaram um pouco as coisas, mas, no geral, estou feliz com o progresso que fizemos ao longo do dia. Agora, o foco se volta para amanhã, com a Sprint primeiro e a classificação principal logo depois. Vamos continuar trabalhando para aproveitar ao máximo cada oportunidade.”
Buscando entender os desafios
Já Hülkenberg demonstrou mais frustração com o resultado e destacou os principais desafios antes da Sprint. “Infelizmente, minha classificação para a Sprint foi curta. Minha primeira volta parecia promissora, mas na segunda tentativa, muitos pilotos conseguiram melhorar seus tempos, enquanto nós não. Precisamos analisar os dados para entender o que aconteceu e onde podemos melhorar”, explicou. “Nos treinos livres desta manhã, minha volta parecia bastante competitiva, mas, por algum motivo, não conseguimos replicar esse desempenho na classificação da tarde.”