Grande data da velocidade está chegando e fãs já esfregam as mãos

O mundo da velocidade está próximo de contar com a chegada de um grande dia para os fãs. Isso porque dois eventos, o GP de Mônaco de Fórmula 1 e as 500 Milhas de Indianápolis, estão prestes a acontecer. Os eventos ocorrem no último domingo do mês de maio, com a principal prova da Indy iniciando horas após o fim do torneio em Monte Carlo.

A questão não se trata de uma mera coincidência e existe uma explicação para que os dois eventos ocorram na mesma data em 2025. O primeiro ponto é o fato de que, desde 1974, a Indy é realizada no domingo que antecede o Memorial Day, dia que homenageia homens e mulheres das Forças Armadas dos Estados Unidos que morreram em combate.

O feriado local é sempre na última segunda-feira do mês de maio, o que afasta a ideia de que a principal corrida da Indy é no domingo que fecha o quinto mês do ano. Por outro lado, a data do GP de Mônaco também tem uma explicação bem específica.

A corrida nas ruas de Monte Carlo é agendada em decorrência ao Dia da Ascensão, comemoração católica que faz referência a ascensão de Jesus Cristo aos céus após a ressurreição – em 2025, os festejos foram marcados para o dia 29 de maio.

No entanto, a data não é fixa e depende da Páscoa, já que o Dia da Ascensão ocorre 40 dias após os festejos pascais, caindo sempre na quinta-feira. Ao longo dos anos, o primeiro dia de atividade do GP de Mônaco era realizado exatamente na data, mas ficou definido que a corrida em Monte Carlo encerraria as atividades da Fórmula 1 em maio – coincidindo com a Indy 500.

Fãs da velocidade não verão repetição nas datas

O ano de 2025 deve ser o último em que o GP de Mônaco e as 500 Milhas de Indianápolis estarão juntas no calendário. A partir de 2026, a promessa é de que a corrida em Monte Carlo seja realizada no primeiro fim de semana completo de junho, enquanto a Indy manterá a tradição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.