Grandes pilotos da F1 estão impedidos de correr em Los Angeles
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 foram realizados no meio do ano passado, contando com a presença de 48 modalidades. No entanto, a Fórmula 1 (F1) e qualquer outro esporte a motor não foram inclusos. O tema gera polêmica desde 2012 e é alvo de debate para os próximos eventos, que ocorrerão em Los Angeles, nos Estados Unidos.
De acordo com o site olympics.com – página oficial dos jogos – a Carta Olímpica indica que a F1 não pode ser autorizada nas Olímpiadas. “Esportes, disciplinas ou eventos em que o desempenho depende essencialmente de propulsão mecânica não são aceitáveis”, diz a regra.
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como uma federação esportiva, tenta fazer uma aproximação para participar dos eventos esportivos. No entanto, a relação entre as partes não começou bem e esfriou qualquer possibilidade de automobilismo pelas próximas edições.
O entendimento dos responsáveis pelas Olímpiadas é de que o evento precisa dar enfoque aos atletas. Além disso, Jacques Rogge (presidente do COI entre 2001 e 2013) afirma que o automobilismo pode trazer problemas de logística durante a competição.
F1 pode se fazer presente em Los Angeles?
A discussão em torno da presença do automobilismo nas Olímpiadas segue firme. Havia a expectativa de que a modalidade pudesse entrar em pauta para 2028, em Los Angeles. Isso porque, em outubro do ano passado, houve uma convenção do COI em Mumbai, na Índia, para discutir sobre novos esportes.
Muitas modalidades estavam entre as pré-selecionadas, incluindo o automobilismo. No entanto, apenas o futebol americano, beisebol, softbol, lacrosse e squash foram aprovados. Desta forma, os pilotos da Fórmula 1 não se farão presentes em Los Angeles.