Grave: surge acusação de manipulação dentro da Fórmula 1
Corridas de Fórmula 1 mexem com a paixão dos fãs com as grandes máquinas da velocidade rasgando retas a mais de 300 k/h, com alguns dos maiores nomes do automobilismo mundial presentes. Mas, existem situações que nem sempre o mais rápido cruza a linha de chegada na frente, causando polêmica.
O ex-piloto de Fórmula 1 David Coulthard criticou a decisão da McLaren no Grande Prêmio da Itália, questionando a necessidade da equipe intervir entre seus pilotos e afirmando que a situação soou como uma “manipulação do resultado”.
Durante a corrida, Oscar Piastri recebeu ordens para permanecer atrás de Lando Norris, que havia perdido tempo devido a um pit stop lento. A instrução ocorreu em meio à disputa acirrada pelo campeonato, no qual Piastri mantém 31 pontos de vantagem sobre o companheiro de equipe.
A medida dividiu opiniões, o portal RacingNews365 fez uma enquete pedindo a opinião dos fãs, que consideraram equivocada a postura da McLaren.

O que disse o ex-piloto sobre a polêmica?
Em entrevista ao Canal 4, Coulthard foi enfático em sua desaprovação:
“Como fã do esporte, quero ver disputas roda a roda. Sim, às vezes os motores quebram, às vezes acontecem acidentes. Mas isso pareceu manipular o resultado, e isso é desconfortável. Ainda assim, está dentro das regras e é direito da McLaren.”
Com 13 vitórias na carreira, Coulthard destacou ainda a frustração que Piastri deve ter sentido ao abrir mão da posição em pista para o rival direto pelo título:
“Como piloto, você quer vencer corridas ou conquistar resultados pelo mérito. Não quer que lhe entreguem posições. É para isso que competimos desde crianças. Muitas vezes, engenheiros e dirigentes, por mais brilhantes e apaixonados que sejam, não compreendem totalmente isso.”