Hamilton e Leclerc passam vergonha na Ferrari com informação confirmada na FIA

Com a dupla desclassificação na China, a Ferrari viveu um dos momentos mais sombrios de sua história, tornando-se a primeira equipe em 75 anos de Fórmula 1 a ser excluída da classificação de um GP por dois motivos diferentes.

É lamentável que Maranello precise agir rapidamente para resolver os problemas do SF-25, um carro que parece sofrer com a estabilidade das alturas e os movimentos da parte inferior. Esses problemas não têm origem na suspensão dianteira, que sofreu alterações em relação a 2024, mas na traseira, como inicialmente teorizou nosso Federico Albano.

Os piores começos Até agora, o SF-25 conquistou apenas 17 pontos nos dois primeiros fins de semana de corrida. Um desempenho insignificante, o pior na era dos 25 pontos por vitória, apesar de ser o primeiro ano com a Sprint no segundo fim de semana.

Mesmo em 2020 – um dos piores carros da história da Ferrari – o início foi melhor, graças ao segundo lugar de Charles Leclerc no GP da Áustria. A seguir, estão os resultados dos primeiros dois GP’s nas últimas 16 temporadas, classificados do melhor ao pior:

AnoModeloPontos após o segundo GP
2022F1-7578 (45 Leclerc, 33 Sainz)
2010F1070 (37 Alonso, 33 Massa)
2018SF71H65 (50 Vettel, 15 Raikkonen)
2017SF70H65 (43 Vettel, 22 Raikkonen)
2015SF15-T52 (40 Vettel, 12 Raikkonen)
2024SF-2449 (28 Leclerc, 15 Sainz, 6 Bearman)
2019SF9048 (26 Leclerc, 22 Vettel)
2013F13840 (22 Massa, 18 Alonso)
2011150° Itália36 (20 Alonso, 16 Massa)
2012F201235 (35 Alonso, 0 Massa)
2021SF2134 (20 Leclerc, 14 Sainz)
2016SF16-H33 (18 Raikkonen, 15 Vettel)
2014F14 T30 (24 Alonso, 6 Raikkonen)
2023SF-2326 (20 Sainz, 6 Leclerc)
2020SF100019 (18 Leclerc, 1 Vettel)
2025SF-2517 (9 Hamilton, 8 Leclerc)

A esperança dos fãs da Ferrari é que a equipe tenha identificado os problemas desde os testes no Bahrein e que, assim, a solução seja mais rápida do que o esperado. A ausência do diretor técnico Loïc Serra na China e sua presença em Maranello pode ser um sinal de que a Ferrari está trabalhando intensamente para Suzuka e, especialmente, para o Bahrein.

Suzuka, uma pista com características limitadas na frente, pode até esconder alguns dos problemas do SF-25, mas Sakhir será um desafio diferente, pois exige carga traseira, algo com o qual o SF-25 tem dificuldade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.