Hamilton e Leclerc passam vergonha na Ferrari com informação confirmada na FIA
Com a dupla desclassificação na China, a Ferrari viveu um dos momentos mais sombrios de sua história, tornando-se a primeira equipe em 75 anos de Fórmula 1 a ser excluída da classificação de um GP por dois motivos diferentes.
É lamentável que Maranello precise agir rapidamente para resolver os problemas do SF-25, um carro que parece sofrer com a estabilidade das alturas e os movimentos da parte inferior. Esses problemas não têm origem na suspensão dianteira, que sofreu alterações em relação a 2024, mas na traseira, como inicialmente teorizou nosso Federico Albano.
Os piores começos Até agora, o SF-25 conquistou apenas 17 pontos nos dois primeiros fins de semana de corrida. Um desempenho insignificante, o pior na era dos 25 pontos por vitória, apesar de ser o primeiro ano com a Sprint no segundo fim de semana.
Mesmo em 2020 – um dos piores carros da história da Ferrari – o início foi melhor, graças ao segundo lugar de Charles Leclerc no GP da Áustria. A seguir, estão os resultados dos primeiros dois GP’s nas últimas 16 temporadas, classificados do melhor ao pior:
Ano | Modelo | Pontos após o segundo GP |
---|---|---|
2022 | F1-75 | 78 (45 Leclerc, 33 Sainz) |
2010 | F10 | 70 (37 Alonso, 33 Massa) |
2018 | SF71H | 65 (50 Vettel, 15 Raikkonen) |
2017 | SF70H | 65 (43 Vettel, 22 Raikkonen) |
2015 | SF15-T | 52 (40 Vettel, 12 Raikkonen) |
2024 | SF-24 | 49 (28 Leclerc, 15 Sainz, 6 Bearman) |
2019 | SF90 | 48 (26 Leclerc, 22 Vettel) |
2013 | F138 | 40 (22 Massa, 18 Alonso) |
2011 | 150° Itália | 36 (20 Alonso, 16 Massa) |
2012 | F2012 | 35 (35 Alonso, 0 Massa) |
2021 | SF21 | 34 (20 Leclerc, 14 Sainz) |
2016 | SF16-H | 33 (18 Raikkonen, 15 Vettel) |
2014 | F14 T | 30 (24 Alonso, 6 Raikkonen) |
2023 | SF-23 | 26 (20 Sainz, 6 Leclerc) |
2020 | SF1000 | 19 (18 Leclerc, 1 Vettel) |
2025 | SF-25 | 17 (9 Hamilton, 8 Leclerc) |
A esperança dos fãs da Ferrari é que a equipe tenha identificado os problemas desde os testes no Bahrein e que, assim, a solução seja mais rápida do que o esperado. A ausência do diretor técnico Loïc Serra na China e sua presença em Maranello pode ser um sinal de que a Ferrari está trabalhando intensamente para Suzuka e, especialmente, para o Bahrein.
Suzuka, uma pista com características limitadas na frente, pode até esconder alguns dos problemas do SF-25, mas Sakhir será um desafio diferente, pois exige carga traseira, algo com o qual o SF-25 tem dificuldade.