Irmão de Schumacher fala o que pensa e Aston Martin barra emissora de TV

A Aston Martin tomou medidas contra a Sky Alemanha após uma série de comentários considerados desequilibrados por parte da emissora. Segundo apuração do portal PlanetF1.com, a equipe britânica decidiu restringir o acesso da emissora a entrevistas exclusivas durante o GP da Hungria.

Essa atitude foi em resposta às declarações feitas pelos ex-pilotos e comentaristas Ralf Schumacher e Timo Glock. A situação se agravou após críticas do irmão de Michael a Lance Stroll, que reclamou pelo rádio ao final do GP da Grã-Bretanha: “Para ser sincero, é a pior m*rda que já dirigi na vida. Mas está tudo bem. Sétimo.”

O tom do canadense incomodou Schumacher, que sugeriu que o piloto pedisse desculpas à equipe. Esse episódio foi visto como a gota d’água por membros da Aston Martin, que já vinham demonstrando incômodo com o tom adotado pela Sky em sua cobertura ao longo da temporada.

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Créditos: Instagram / astonmartinf1

Acesso limitado, mas não bloqueado pela equipe

A decisão não representa um boicote total — jornalistas da Sky continuam com acesso às áreas comuns de imprensa e podem participar das entrevistas coletivas e pós-sessão, se assim desejarem os envolvidos. No entanto, entrevistas exclusivas e interações individuais com pilotos e dirigentes foram limitadas.

Isso ficou evidente quando Schumacher e o apresentador Peter Hardenacke tentaram abordar Lawrence Stroll, pai de Lance e proprietário da equipe, durante o fim de semana da Hungria — tentativa que foi recusada. O próprio Ralf Schumacher reconheceu a situação.

Segundo o a apuração do próprio portal PlanetF1.com, a própria Sky Alemanha teria admitido que alguns comentários recentes, especialmente os de Glock e Schumacher, acabaram passando do tom, reforçando a opinião da equipe Aston Martin.

Momento de recuperação na equipe

A polêmica surge justamente quando a Aston Martin vive um período de crescimento. Depois de um início fraco na temporada, com apenas 10 pontos nas oito primeiras etapas — todos somados por Lance Stroll —, a equipe conseguiu 42 pontos nas últimas seis corridas, com Stroll e Alonso empatados com 26 pontos cada.

Entre os fatores dessa retomada, estão as atualizações técnicas implementadas: novo sidepod, assoalho, asa dianteira e dados validados com o uso do novo túnel de vento. O desempenho em pistas como Imola já dava sinais dessa evolução, apesar de contratempos como o Safety Car que prejudicou Alonso.

A Aston Martin vem investindo fortemente em sua infraestrutura. A nova fábrica em Silverstone, o uso de um novo túnel de vento, e contratações de peso — como Adrian Newey e, mais recentemente, Enrico Cardile, ex-Ferrari — reforçam a ambição da equipe.

A relação com a imprensa, no entanto, mostra que a equipe também está disposta a proteger sua imagem — principalmente em um momento em que a performance dentro das pistas começa a corresponder às expectativas fora delas.

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