Magnata com milhões na conta topa projeto para ressuscitar antiga equipe da F1
A Caterham, equipe que esteve na F1 entre 2012 e 2014, pode estar se preparando para retornar ao grid em 2027. O time teria apoio do jovem empresário Saad Kassis-Mohamed e sua empresa de investimentos, a SKM Capital.
Em sua última participação no automobilismo, a Caterham lutou para se manter competitiva e acabou se desligando da Fórmula 1 por problemas financeiros. O novo projeto opera sob o nome de SKM Racing e já estabeleceu um centro técnico em Silverstone.
A localidade será responsável pela produção de peças e testes em bancadas, enquanto o departamento de corridas estará localizado em Munique. Os detalhes ainda serão divulgados. Saad Kassis-Mohamed se coloca à disposição para fazer um grande investimento.
O magnata, que foi incluído na lista ’30 Under 30′ da Forbes na categoria de Influência Social, destina cerca de US$ 300 milhões para viabilizar o projeto. Marcine Graham, parceiro-gerente da SKM Capital, demonstra otimismo com a chegada à Fórmula 1.
“A Fórmula 1 é uma competição de engenharia disciplinada com uma estrutura de custos previsível. Essa combinação torna o investimento atraente. Estamos construindo uma organização compacta, orientada por dados, que será sustentável e competitiva”, explica o dirigente.
Magnata avalia inserção de equipe na F1
A operação da equipe tem a previsão de se entender de 200 funcionários para cerca de 320 até o terceiro ano. O time busca recrutar talentos por meio de parcerias com universidades do Reino Unido e da Alemanha. A primeira fase do projeto visa garantir os documentos na FIA.
O primeiro chassi deve ser apresentado no terceiro trimestre de 2026, com os primeiros testes previstos para logo em seguida. Em relação ao fornecimento de motores, o SKM Racing está em discussão com dois fornecedores da F1 para um contrato longo.
Kassis-Mohamed afirma que pensa em manter o antigo nome da equipe: “Caterham ainda é um nome familiar para muitos, mas atualmente não está participando da F1. Uma licença de marca facilita a entrada no mundo do marketing sem precisar reviver a antiga empresa e suas dívidas”.