Max Verstappen NÃO está liberado para correr fora da Fórmula 1
Max Verstappen, atual tetracampeão mundial de Fórmula 1, tem o desejo de competir em alto nível no lendário Nürburgring Nordschleife. No entanto, ele não está liberado para realizar sua vontade, pelo menos no atual momento. Antes o holandês precisará cumprir uma série de etapas obrigatórias.
O piloto pretende disputar corridas com sua equipe, a Verstappen.com Racing, que tem a Emil Frey Racing como responsável pela operação da Ferrari 296 GT3, entre outros carros.
O primeiro passo será comprovar suas habilidades à associação alemã de automobilismo (DMSB) e realizar uma prova teórica, programada para sexta-feira. Caso seja aprovado, Verstappen receberá a Permissão de Grau B, que o habilita a competir em corridas com carros classificados na “categoria B”.

Qual deve ser o carro piloto pelo holandês?
Um dos modelos previstos para esse estágio é o Porsche Cayman GT4 da Lionspeed GP, veículo que se enquadra nessa categoria por ter relação peso-potência superior a 4,2 kg/cv. Com ele, os pilotos precisam disputar pelo menos duas provas, completando no mínimo 14 voltas e mais de 20% da duração total da corrida, demonstrando também capacidade de lidar com o tráfego na pista.
Em situações específicas, um painel de juízes pode avaliar o desempenho e conceder diretamente a Permissão de Grau A após apenas uma corrida. Outra possibilidade é o piloto disputar a mesma prova por duas equipes distintas, o que ajuda a cumprir o número mínimo de voltas exigido.
Concluída essa etapa, Verstappen poderá obter a licença de Grau A, que libera sua participação em corridas de GT3. A partir daí, estará apto a realizar seu grande objetivo: disputar as 24 Horas de Nürburgring.