McLaren identifica problema no carro de Lando Norris
O segundo lugar de Lando Norris no GP da China, disputado no último domingo (23), não foi exatamente o resultado que o britânico esperava. Com o carro mais rápido do grid, o #4 enfrentou dificuldades no final da corrida devido a uma série de problemas e precisou contar com a ajuda da equipe para gerenciá-los. A perda de ritmo foi significativa, e Lando terminou a prova 9s7 atrás do vencedor, seu companheiro de equipe, Oscar Piastri.
Andrea Stella, chefe da McLaren, explicou após a prova que não poderia fornecer detalhes específicos sobre o problema, mas revelou que um vazamento começou a afetar o pedal de freio de Norris. Isso obrigou o piloto a frear com menos intensidade, o que se agravou ao longo das voltas e comprometeu o desempenho de Lando.
“Nós entendemos o que causou o problema, mas não podemos compartilhar os detalhes devido a questões de propriedade intelectual. Porém, o problema estava relacionado a um vazamento em um dos componentes. Não na linha de freio, mas em outro local. O principal era limitar o pico de pressão nos freios”, disse Stella.
“Era possível frear, mas de forma muito suave. O que seria uma frenagem de 100 metros, virou uma de 200 metros. No final, já estava em 300 metros, porque Lando precisava tirar o pé do acelerador e deixar o carro ganhar alguma velocidade. Então, ele aplicava o freio de maneira suave”, explicou o chefe da McLaren.
Aplicação de possível solução agravaria o problema
De acordo com Stella, aplicar mais força no pedal do freio agravaria o vazamento, o que poderia resultar em consequências ainda piores durante a corrida. No fim, Norris teve que reduzir significativamente a velocidade em algumas curvas, especialmente após longos trechos de aceleração.
“Isso foi feito para evitar que o vazamento piorasse. O pedal do freio estava afundando, e o que precisávamos evitar era o pico de pressão. Lando teve que frear com cada vez menos força”, ressaltou.
“Chegou ao ponto em que, no final, ele só estava tirando o pé do acelerador por mais tempo e aplicando uma pressão mínima no freio para diminuir a velocidade e fazer as curvas”, completou o chefe da McLaren.