Poucos sabem, mas Ayrton Senna “ajudou” no surgimento de rival da Ferrari fora da F1

O Honda NSX representou uma verdadeira revolução no universo dos carros esportivos ao combinar desempenho, tecnologia de ponta e a colaboração de um dos maiores ídolos das pistas: Ayrton Senna. Sua participação foi crucial para elevar o modelo a um patamar inédito entre os supercarros.

Lançado em 1990, o Honda NSX foi o primeiro carro esportivo de produção em larga escala com carroceria totalmente em alumínio. A leveza e rigidez estrutural resultaram em desempenho superior e dirigibilidade refinada. Equipado com motor V6, o NSX oferecia um pacote tecnológico inovador, e desafiou gigantes europeus como a Ferrari.

20 1
Créditos: depositphotos.com / Dan74

O papel de Ayrton Senna no desenvolvimento do NSX

Durante os testes finais do modelo, a Honda convidou Ayrton Senna para contribuir com sua experiência. Mesmo sem formação em engenharia, o tricampeão mundial identificou de imediato pontos a serem melhorados no chassi.

Graças às suas sugestões, os engenheiros reforçaram a estrutura do carro em 50%, aprimorando drasticamente a precisão da direção. Senna também testou o NSX em Suzuka sob condições extremas, garantindo que o carro estivesse à altura de seu nome.

Diferente de outros esportivos da época, o NSX combinava alto desempenho com usabilidade no dia a dia. Era confiável, confortável e relativamente fácil de manter, o que o tornava viável para donos que não queriam um carro apenas de final de semana.

O legado do NSX para a Honda e o automobilismo

O NSX não apenas elevou a imagem da Honda como fabricante de veículos esportivos, como também influenciou profundamente a indústria automotiva global. Engenheiros da Ferrari, por exemplo, passaram a adotar filosofias similares, buscando maior equilíbrio entre controle e potência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.