Prestes a ser campeã da F1, McLaren encerra ciclo na categoria
A McLaren é a grane equipe da atual Fórmula 1 e já caminha a passos largos rumos aos títulos de construtores e pilotos. Mas, o que ninguém esperava é que o time britânico encerraria um ciclo na principal categoria do velocidade, notícia que foi confirmada na última quarta-feira (27).
A equipe anunciou nesta semana seu novo patrocinador principal para a temporada 2026 da Fórmula 1. O time passará a se chamar oficialmente “McLaren Mastercard Formula 1 Team”, marcando o retorno de um title sponsor após mais de uma década. A última vez havia sido em 2013, quando corria como “Vodafone McLaren Mercedes”. Com isso, o ciclo sem um patrocinador na nomenclatura está encerrado.
A parceria com a provedora de serviços de pagamento começou em 2024, mas agora foi ampliada. “Ser nomeado parceiro oficial de naming eleva esse compromisso a um novo patamar. A McLaren representa inovação, precisão e desempenho — valores que refletem os nossos”, afirmou Raja Rajamannar, diretor de marketing da Mastercard.
O CEO da McLaren, Zak Brown, também celebrou o acordo: “A Mastercard é uma parceira fantástica que nos dá a base perfeita para seguir evoluindo dentro e fora das pistas.” Os valores do contrato não foram divulgados.
Como parte da parceria, McLaren e Mastercard lançaram o programa “Equipe Priceless”, que promete criar experiências exclusivas e aproximar os torcedores da equipe. “Não há ninguém mais importante para nós do que nossos fãs”, disse Brown. “Estamos animados em começar este novo capítulo colocando a família Papaya ainda mais próxima da McLaren.”
O histórico da Mastercard na Fórmula 1
O último envolvimento da Mastercard como patrocinadora principal na Fórmula 1 foi em 1997, quando apoiou a estreante Lola. A estreia, no entanto, foi um desastre: os carros não conseguiram se classificar para o GP da Austrália, e o projeto terminou de forma precoce.
A experiência ficou marcada também pela tentativa de financiamento coletivo com clientes da Mastercard, que poderiam contribuir com a equipe em troca de benefícios — mas a arrecadação foi muito abaixo do esperado.