Quando ninguém esperava, Nelson Piquet surpreendeu e defendeu Ayrton Senna

Os pilotos Nelson Piquet e Ayrton Senna sempre formaram uma rivalidade marcante na Fórmula 1. As diferenças marcantes entre os dois campeões são evidentes e, inclusive, destacadas por ambos. Por conta disso, um episódio em que Piquet saiu em defesa de Senna se tornou emblemático.

Isso aconteceu no GP do Japão, em 1989, quando Ayrton colidiu com Alain Prost e, ao retornar à pista, cortou caminho antes de seguir o percurso. O brasileiro recuperou o prejuízo perdido na batida e ultrapassou a linha de chegada em primeiro lugar.

No entanto, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) o puniu pela infração e Prost sagrou-se tricampeão da categoria. A decisão da federação, comandada pelo francês Jean-Marie Balestre, foi bastante contestada na época e gerou controvérsias.

Diante disso, em reunião entre pilotos e a direção, Piquet resolveu sair em defesa do compatriota pela punição por ter cortado a chicane. O próprio Senna fez acusações contra a federação e acabou penalizado novamente, desta vez com suspensão de seis meses e multa de 100 mil dólares.

Nelson Piquet segue em polêmica com Ayrton Senna

As diferenças entre as duas lendas do automobilismo eram claras e iam além das pistas na Fórmula 1. Conforme dito por Senna, ambos possuíam visões completamente distintas de mundo e, por esse motivo, sempre acabavam se desentendendo.

Nos últimos anos, Nelson Piquet segue sendo envolvido com uma série de polêmicas envolvendo Ayrton e a Fórmula 1 de forma geral. O ex-piloto já fez piadas com a morte do compatriota, comentários homofóbicos abordando a sexualidade, além de declarações de cunho racista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.