Red Bull bateu na porta da FIA sobre suposta trapaça da McLaren
A FIA emitiu um comunicado às equipes da Fórmula 1 para tratar sobre as novas diretrizes técnicas antes da etapa em Ímola. Após reclamação da Red Bull, a entidade prestou esclarecimentos referentes aos regulamentos envolvendo o gerenciamento de pneus e a carroceria das rodas, dando enfoque para a McLaren, que desenvolveu um método inteligente de resfriamento de pneus e freios neste ano.
A questão permitiu que a equipe de Woking tivesse uma degradação superior dos pneus, resultando em um fator significativo para que conquistasse cinco vitórias nas seis primeiras etapas da temporada. No entanto, o ciclo de glórias se encerrou em Ímola.
O triunfo de Max Verstappen e o impacto das diretrizes técnicas estão sendo questionados nos bastidores. A equipe campeã de construtores nega que tenha precisado fazer mudanças ou que isso tenha afetado a hierarquia em solo italiano.
O RacingNews365 informa que a Red Bull contatou a FIA, fazendo o órgão regulador do automobilismo publicar novas diretrizes. Acredita-se que a equipe tenha monitorado a temperatura dos tambores de freio da McLaren, usando câmeras de imagem térmica.
A teoria atual é de que a equipe vem usando uma microrrede de PCMs (materiais que mudam de fase) dentro dos tambores. Trata-se de uma espécie de malha formada por pequenos tubos contendo ligas metálicas, com ponto de fusão que varia entre 120 e 200 graus.
Red Bull teve sucesso contra a McLaren?
A Red Bull indica que teve sucesso após bater na porta da FIA para tratar sobre a postura da McLaren. É normal que as equipes busquem por alternativas para forçar os demais competidores a fazer mudanças, tirando vantagem para a sequência da temporada.
Vale ressaltar que ainda não existem evidências de que a McLaren tenha precisado fazer alterações. A equipe nega que isso tenha ocorrido na preparação para o GP da Emilia-Romagna e destaca o desempenho surpreendente da Red Bull.