Red Bull lança última cartada para reencontrar caminho das vitórias na F1
A Red Bull apresentou um novo assoalho para o Grande Prêmio da Itália, em sua tentativa final de resgatar a imagem nesta temporada de Fórmula 1, marcada por queda de desempenho. Com o domínio absoluto da McLaren já consolidado, o título de construtores está fora de alcance.
Agora, a meta da equipe austríaca é garantir o segundo lugar no campeonato, posição que renderia cerca de 20 milhões de dólares a mais em premiação. Atualmente, a Red Bull ocupa a quarta colocação, 46 pontos atrás da Mercedes, que lidera a disputa pelo vice-campeonato. A Ferrari, em terceiro, está 34 pontos atrás da equipe alemã.

Outras equipes chegam com mudanças na Itália
Para Monza, Red Bull, McLaren, Ferrari e Mercedes levaram novidades. No caso da Red Bull, o novo assoalho do RB21 é a atualização mais significativa, com revisões nas cercas e bordas para melhorar a distribuição de pressão e aumentar a carga aerodinâmica. A asa dianteira também foi modificada: os elementos terceiro e quarto tiveram o cordão encurtado, ajustando o nível de downforce ideal para um circuito de baixa pressão como o italiano.
A McLaren, mesmo soberana em 2025, manteve a rotina de evoluções, trazendo ajustes na asa dianteira, traseira e de viga, todos específicos para Monza, além de novas carenagens na suspensão dianteira para otimizar o fluxo de ar em configuração de baixo arrasto.
Na Ferrari, as mudanças seguem a mesma linha: a asa traseira e a inferior foram adaptadas com base em soluções já usadas em pistas de baixa pressão no ano passado. A asa dianteira também foi revista para alcançar o equilíbrio aerodinâmico necessário em Monza.
Já a Mercedes introduziu alterações mais sutis, mexendo na ponta da asa traseira, na distribuição da curvatura das cercas externas do assoalho e no flap da asa dianteira.
Entre as demais equipes, a Racing Bulls foi quem apresentou o pacote mais extenso, com um novo design da tampa do motor, além de mudanças na asa traseira, no assoalho e nos espelhos. A Aston Martin optou por um novo flap na asa traseira; a Haas fez um ajuste mínimo na asa dianteira; e a Williams trouxe soluções específicas para as asas dianteira e traseira. Alpine e Sauber por sua vez, não introduziram modificações.