Red Bull projetou super máquina, mais rápida que o atual carro de F1
O torcedor da Red Bull e principalmente o holandês Max Verstappen não vem tendo vida fácil em 2025 na Fórmula 1. O tempo de domínio da equipe austríaca chegou ao fim, com a McLaren dando as cartas e praticamente decretando o fim do sonho do pentacampeonato consecutivo do holandês. Mas, isso não quer dizer que o time não seja capaz de ter máquinas de encher os olhos.
A Red Bull revelou novos detalhes sobre o aguardado hipercarro RB17, projetado por Adrian Newey, destacando que, em simulações virtuais, ele se mostrou mais rápido que um carro atual de Fórmula 1.
O modelo, desenvolvido pela Red Bull Advanced Technologies em parceria com a equipe de F1, terá produção limitada a apenas 50 unidades. Apesar do sigilo em torno de algumas especificações, engenheiros já confirmaram que o desempenho do carro é impressionante.
As características do novo super carro da Red Bull
O RB17 combina aerodinâmica agressiva inspirada na F1 com um chassi ultraleve de apenas 900 kg. O coração do projeto é um motor V10 aspirado capaz de atingir 15.000 rpm. Contudo, devido à sua natureza extrema, o carro não poderá ser homologado para uso em ruas, restringindo os proprietários a desfrutarem da máquina apenas em pistas.

Durante o Talking Bull Podcast, gravado no Goodwood Festival of Speed ao lado do ex-piloto David Coulthard, Rob Gray, diretor técnico da Red Bull Advanced Technologies, comentou os resultados das simulações: “No mundo virtual, é mais rápido que um carro de F1. Em Spa, o tempo foi em torno de 1:38 — algo realmente impressionante”, afirmou.
Esse desempenho simulado é mais de dois segundos superior ao obtido recentemente por Oscar Piastri e Lando Norris no Grande Prêmio da Bélgica, quando os pilotos da McLaren marcaram 1:40,5s em suas voltas mais rápidas. Até mesmo Max Verstappen, na dominante Red Bull, ficou cerca de quatro décimos atrás dessas marcas em ambas as sessões de classificação.
O dado reforça a ideia de que, ao menos no ambiente virtual, o RB17 pode ser o carro mais veloz já desenvolvido pela Red Bull.