Regra da FIA pode ser colocada em prática e suspensão de Verstappen ser confirmada
Por conta de regra determinada pela FIA, o piloto Max Verstappen é o mais próximo de ser suspenso na Fórmula 1. Isso porque ele conta com o número mais alto de pontos de penalidade entre todos os demais pilotos da atual temporada em 2025.
O sistema de pontos de penalidade existe para manter o comportamento do motorista nas corridas. Eles contam com 12 pontos na Super Licença da FIA em um período de 12 meses, resultando em uma proibição de uma corrida.
Os pontos de penalidade são emitidos por transgressões do motorista, com valor variando dependendo da gravidade. Depois de um ano, os pontos conectados ao incidente específico são apagados, o que significa que eles não podem ultrapassar o limite de 12 pontos.
Atualmente, quem está mais próximo dos 12 pontos é Max Verstappen, da Red Bull, com oito. O atual campeão mundial não terá os pontos retirados de sua licença até o final de junho de 2025, então terá que pilotar com cuidado durante a primeira metade da temporada.
Max Verstappen lida com possível punição
Confira detalhes sobre os pontos de penalidade de Max Verstappen:
- Dois pontos: expiram em 30 de junho de 2025. Eles foram concedidos por causar uma colisão com Lando Norris no Grande Prêmio da Áustria de 2024.
- Dois pontos: expiram em 27 de outubro de 2025. Eles foram concedidos por tirar Lando Norris da pista durante o Grande Prêmio da Cidade do México de 2024.
- Um ponto: expira em 1º de novembro de 2025. Este ponto foi concedido por estar abaixo do tempo delta mínimo do VSC durante o Grande Prêmio do Brasil de Velocidade de 2024.
- Um ponto: expira em 1º de dezembro de 2025. Este ponto foi concedido por dirigir desnecessariamente devagar em uma volta de resfriamento durante a qualificação para o Grande Prêmio do Catar de 2024.
- Dois pontos: expiram em 8 de dezembro de 2025. Eles foram concedidos por causar uma colisão com Oscar Piastri durante o Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2024.