Revelada a verdade envolvendo o carro de Carlos Sainz na Williams
Carlos Sainz não está correndo com um chassi reconstruído de 2024. A Williams teria confirmado que “modificou” o modelo do ano passado como parte da evolução do FW47. Apesar das expectativas para a temporada 2025 sugerirem que o espanhol seria o piloto da equipe a ser batido, é Alex Albon quem tem levado vantagem nas disputas diretas até o momento.
Teoria sobre desempenho ‘estranho’ de Sainz é descartada
Albon começou sua campanha com um impressionante quinto lugar no Grande Prêmio da Austrália, enquanto Sainz se juntou à lista de pilotos que sofreram acidentes. Na etapa seguinte, na China, Albon terminou em sétimo, enquanto Sainz conseguiu subir para a 10ª posição após três desclassificações pós-corrida.
Após a prova, o espanhol admitiu estar perplexo com o que chamou de uma das oscilações de desempenho mais estranhas de sua carreira.
“Passei de um ritmo naturalmente forte e rápido no Bahrein e em Abu Dhabi, até mesmo no começo da Austrália, e então, de repente, parecia que o ritmo simplesmente sumiu”, disse Sainz.
Ele explicou que, do seu lado da garagem, várias mudanças de configuração foram feitas, seguindo exatamente o que Albon utilizou. No entanto, enquanto Albon respondeu bem ao desgaste dos pneus dianteiros e demonstrou um desempenho sólido, Sainz continuou lutando com a degradação.
“É um pouco confuso, para ser honesto. Não estou feliz, porque desde que entrei neste carro, fui muito rápido nos testes, mas não sei para onde foi todo esse ritmo. Pelo menos agora temos dez dias para analisar o que deu errado e preparar um plano para voltar mais forte no Japão.”
Williams descarta teoria sobre chassi
O jornalista espanhol Carlos Miquel levantou a hipótese de que Sainz estaria utilizando um dos chassis reconstruídos da Williams, enquanto Albon teria recebido o chassi utilizado nos testes de pré-temporada. No entanto, essa teoria foi refutada pelo jornalista de F1 Chris Medland.
Em publicação no X, Medland afirmou que “houve alguns relatos de que a Williams está usando um chassi antigo devido a restrições orçamentárias, o que poderia estar prejudicando Sainz. Mas, como muitas equipes, a Williams apenas modificou seu chassi de 2024 para este ano, e ambos os pilotos têm o mesmo modelo.”
A própria equipe esclareceu a situação: “O monocoque de 2025 é uma modificação do FW46, mas é idêntico. O FW47 é uma evolução, conforme explicamos anteriormente, alinhado com nossos objetivos para 2026.”
Além disso, a Williams possui três chassis disponíveis, garantindo que Sainz não fique limitado a apenas um, caso necessário.