Rivalidade entre Grêmio x Inter fez Chevrolet ter ideia de gênio
O Brasil é um país de dimensões continentais, e suas regionalidades se refletem também na indústria automobilística. A Fiat, por exemplo, tem uma forte conexão com Minas Gerais desde 1976, quando inaugurou sua fábrica em Betim. Já a Ford consolidou sua presença na Bahia a partir dos anos 2000 com a produção do EcoSport.
A General Motors, assim como a Volkswagen, sempre teve raízes paulistas, com forte atuação no ABC, especialmente em São Caetano do Sul, onde seu primeiro complexo industrial foi inaugurado em 1930. A montadora também contava com uma fábrica em São José dos Campos.
No entanto, em 1997, a GM, montadora queridinha dos amantes da velocidade, surpreendeu ao anunciar a construção de uma terceira fábrica em Gravataí, no Rio Grande do Sul, onde seria produzido o Celta.
Desde então, a unidade tornou-se uma das mais importantes da empresa no Brasil, sendo responsável pela fabricação da linha Onix, o carro mais vendido da Chevrolet no país. Desde sua inauguração, em 2000, mais de 4,5 milhões de veículos já saíram dessa planta.
A aproximação da GM com o Rio Grande do Sul
Na época, a GM não tinha qualquer vínculo com o estado gaúcho, sendo essa sua primeira fábrica fora de São Paulo. Para fortalecer sua relação com a região, a montadora teve uma ideia ousada: patrocinar, simultaneamente, os dois maiores clubes de futebol do estado — Grêmio e Internacional. O anúncio do acordo foi feito em 1998, no Palácio Piratini, sede do governo estadual.
Porém, a rivalidade entre os times quase inviabilizou o patrocínio. O problema? O logotipo da Chevrolet, que usava as cores azul e vermelha, desagradava ambos os clubes. O Internacional não aceitava a presença do azul em seu uniforme, enquanto o Grêmio rejeitava qualquer menção ao vermelho.
Os executivos da GM tentaram argumentar que a marca já utilizava um emblema cromado em fundo preto em seus carros, mas a questão das cores era inegociável para os dirigentes dos clubes. Diante do impasse, a solução foi remover o azul e o vermelho das camisas, garantindo que o logotipo da Chevrolet aparecesse apenas em branco ou preto.
Uma estratégia bem-sucedida
Para evitar novas polêmicas, a GM ainda optou por destacar os nomes de seus modelos — como Corsa, Astra, Celta, Vectra e S10 — nos uniformes, deixando a palavra “Chevrolet” apenas na parte superior das costas, acima do número dos jogadores. Em algumas ocasiões, a montadora também utilizou outras marcas do grupo, como GMC e Banco GM.
Durante os três anos de patrocínio conjunto, entre 1998 e 2000, Grêmio e Internacional se enfrentaram 11 vezes, com equilíbrio nos resultados: quatro empates, quatro vitórias do Grêmio e três do Inter. No período, o tricolor gaúcho levou a melhor, conquistando a Copa Sul de 1999 e o Campeonato Gaúcho do mesmo ano, batendo seu maior rival na final.
No fim das contas, a GM marcou um golaço ao se aproximar do público gaúcho, consolidando sua presença na região e fortalecendo a identidade de sua fábrica em Gravataí.