Seis mudanças nas regras da Fórmula 1 para você ficar de olho em 2025
A temporada 2025 está a todo vapor na Fórmula 1 com os testes de todas as equipes finalizado. Muitas expectativas em Lewis Hamilton, novo piloto da Ferrari, Max Verstappen, tetracampeão pela RBR e muito mais. No entanto, algo que tem chamado a atenção são as novas regras da F1. Veja algumas abaixo:
- Simplificação do motor
A ideia é que o motor de combustão interna e a potência sejam iguais, com uma divisão de 50% por unidade. Assim, houve a extinção complexo MGU-H, o novo MGU-K vai gerar 350 KW (atualmente são 120 KW) – aproximadamente 469 cavalos.
2. Turbulência
É perceptível que o novo visual dos modelos mudou muito: a asa dianteira sofreu uma redução em sua largura, os arcos sobre os pneus foram removidos e painéis, favorecendo a redução da pressão aerodinâmica.
3. Asa Móvel
A asa móvel permanecerá em 2026, mas com uso diferente. Os carros terão três no aerofólio e dois no traseiro, possibilitando mais pressão aerodinâmica nas curvas.
4. Redução do peso do veículo
O veículo agora terá 768 kg. O chassi terá de ficar entre 45 e 50 kg mais leve, já que os motores híbridos serão 35 kg mais pesados.
5. Fim da volta mais rápida
Dentro das pistas, houve a extinção da pontuação para a volta mais rápida. A regra sempre foi polêmica, visto que muitos pilotos voltavam ao pit-stop para colocar pneus mais leves e tiraram pontos de quem estava na dianteira na corrida.
6. Sistemas de refrigeração
Para reduzir o calor extremo dentro das máquinas, os pilotos agora terão encostos de cabeça especiais e uma área para refrigeração dentro do carro.
Temporada começa em março
A temporada 2025 da Fórmula 1 começa oficialmente em 16 de março, com o GP da Austrália com Hamilton na Ferrari e Gabriel Bortoleto na Sauber, o único brasileiro na F1. Vale a pena conferir!