Sem ninguém esperar, novo ranking da F1 em 2025 é revelado com a Ferrari na ponta
Para muitos a maior decepção até o momento na temporada 2025 da Fórmula 1 é a Ferrari, que depois de animar o torcedor com o bom campeonato no ano passado e a chegada de Lewis Hamilton, não conseguiu atingir bons resultados, não conseguindo nem vencer uma corrida. Mas, por incrível que pareça, um importante ranking divulgado na categoria traz a equipe italiana na liderança.
Oscar Piastri chega às férias de verão na liderança do Campeonato Mundial, e sua consistência aparece também em outro dado curioso: junto de Charles Leclerc, ele é o único piloto a completar todas as voltas disputadas até aqui na temporada. Foram 843 voltas em 843 possíveis, do GP da Austrália ao GP da Hungria, sem abandonar ou ficar pelo caminho. O circuito mais longo foi Mônaco (78 voltas), enquanto Spa teve o menor número, com 44.
Ferrari lidera o número de voltas na atual temporada da Fórmula 1
Lewis Hamilton também integra o grupo de pilotos sem abandonos, mas com um detalhe: perdeu uma volta na Hungria, totalizando 842. Ainda assim, a Ferrari pode se orgulhar de quase não ter desperdiçado voltas, sem considerar a desclassificação dupla de Xangai. Logo atrás da Scuderia, aparece a McLaren — Piastri com 100% de aproveitamento, enquanto Lando Norris perdeu quatro voltas devido ao abandono no Canadá.

Na outra ponta da tabela está a Alpine, última tanto no campeonato de construtores quanto no ranking de voltas. Jack Doohan completou 215 em seis corridas, com dois abandonos, e Franco Colapinto fez 456 em oito GPs, além de um DNS em Silverstone. Somados, seus números ainda ficam entre os mais baixos do grid. Pierre Gasly, por sua vez, completou 719 voltas.
Haas no top 3
Atrás de Ferrari e McLaren, a Haas ocupa a terceira posição com 1.590 voltas. Esteban Ocon contribuiu com 802 (abandonando apenas em Ímola), enquanto Oliver Bearman registrou 788 (quedas em Miami e Hungria). Logo depois aparece a Sauber, com 1.585, seguida da Red Bull (1.559), que já soma três abandonos: Verstappen, Lawson e Tsunoda.
A Mercedes figura apenas em sexto, com 1.550 voltas. George Russell perdeu uma corrida, mas Kimi Antonelli acumulou três abandonos, o que fez a equipe ficar atrás da Red Bull nesse “campeonato paralelo”, que valoriza regularidade mais do que velocidade.
Na sequência vêm Aston Martin (1.492 voltas), Racing Bulls (1.487) e Williams (1.422). Esses números reforçam como a estatística de voltas completadas revela uma outra face da F1: não basta ser rápido, é preciso também ser constante e cruzar a linha de chegada.
Com dez Grandes Prêmios ainda pela frente — o equivalente a 601 voltas —, a segunda metade da temporada promete consolidar recordes ou, em caso de problemas de confiabilidade, embaralhar completamente esse ranking.